Correios anuncia preparação para lançar e-commerce e banco digital; veja o que muda para brasileiros

Em uma iniciativa para se adaptar às demandas do mercado brasileiro, os Correios anunciaram a preparação para o lançamento de um e-commerce e de um banco digital nos próximos meses. A novidade foi revelada pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Correios anuncia preparação para lançar e-commerce e banco
digital; veja o que muda para brasileiros. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Parte desse plano inclui o lançamento de um marketplace próprio e um sistema de pagamento integrado até o final deste ano. Assim, o objetivo principal é fortalecer o marketplace, em colaboração com o Sebrae para capacitar pequenos empresários interessados em vender através da plataforma dos Correios, promovendo a formalização e facilitando o acesso ao mercado.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre os Correios, confira.

Mais novidades

Além disso, os Correios estão considerando uma colaboração com fintechs para desenvolver sua infraestrutura de pagamentos. A regulação menos rigorosa para atividades digitais em comparação com bancos comerciais é vista como uma vantagem inicial para essa expansão. A ideia é começar como um meio de pagamento e, eventualmente, evoluir para um banco digital, aproveitando-se da grande presença nacional que os Correios já possuem.

Para reduzir riscos, os Correios planejam manter participações minoritárias nas parcerias, visando uma fatia de até 49,9% em negócios considerados estratégicos. Isso inclui explorar oportunidades em telefonia, onde a parceria atual com a Surf Telecom já é um passo significativo. A colaboração visa estabelecer os Correios como um agente na inclusão digital nacional, oferecendo planos pós-pagos e acesso à internet em todo o país.

Além disso, a estatal está prospectando novas sociedades e parcerias, inspiradas no modelo de sucesso adotado pelos Correios franceses. A meta é não apenas adaptar-se às mudanças no mercado, mas liderar iniciativas que transformem a empresa em um hub multifacetado de serviços essenciais e inovação digital.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.