ALERTA DE GOLPE! falsa conta de energia elétrica rouba brasileiros via pix

Com o avanço da tecnologia, o pagamento de contas de serviços essenciais, como telefone, água e energia, tornou-se mais prático através de aplicativos de celular. No entanto, essa facilidade também tem sido explorada por criminosos que aplicam golpes contra consumidores desavisados. Os casos mais recentes aconteceram com os consumidores da Equatorial Energia, que atende oito estados brasileiros.

ALERTA DE GOLPE! falsa conta de energia elétrica rouba
brasileiros via pix. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Equatorial Energia orienta seus clientes a efetuarem os pagamentos das contas de energia exclusivamente por meios oficiais, como o QR Code Pix presente na conta, internet banking, casas lotéricas, bancos, site oficial e maquinetas de pagamento disponíveis em suas lojas de atendimento. 

Além disso, a empresa também explicou que seus funcionários jamais recebem pagamentos em espécie ou por meio de chaves PIX. A única forma válida de pagar com PIX é utilizando o QR Code fornecido na conta de energia ou nas maquinetas de cartão que permitem essa opção.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre golpes, confira.

Dicas para evitar golpes

Para prevenir fraudes, é essencial adotar algumas medidas de segurança:

  • Pagamento por meios oficiais: sempre utilize os canais oficiais para realizar pagamentos. Em caso de dúvida sobre o valor ou a forma de pagamento, consulte os canais digitais da Equatorial Energia;
  • Verificação de boletos: todos os boletos devem ser registrados, contendo informações como CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome, e CPF ou CNPJ do pagador. Para a Equatorial Maranhão, durante o pagamento, deve-se confirmar que as informações exibidas são Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A, com o CNPJ 06.272.793/0001-84. Caso contrário, cancele a transação;
  • Identificação de funcionários: os funcionários da Equatorial Energia usam uniformes padronizados com as cores da empresa, crachás com seus nomes e a marca da empresa. Eles também utilizam veículos emplacados e identificados com a marca da Equatorial Energia e o número da Central de Atendimento (116) adesivado;
  • Desconfiança de ofertas e descontos: a única forma de desconto na conta de energia é através da Tarifa Social de Energia Elétrica, destinada a famílias de baixa renda e descrita na própria conta de energia. Qualquer outra oferta deve ser vista com desconfiança.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.