Caixa libera trabalhador para sacar até R$ 2.900 de presente em julho; entenda

SãO PAULO (SP) — Direito do trabalhador que possui vínculo formal de emprego, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) garante uma espécie de poupança para parte dos cidadãos brasileiros. Liberado em situações específicas, parte do fundo está disponível para saque neste mês

Caixa libera trabalhador para sacar até R$ 2.900 de presente em julho; entenda. (Imagem: FDR)

Gerenciados pela Caixa Econômica Federal, os valores podem ser sacados em caso de demissão, aposentadoria ou adoecimento do trabalhador ou parente próximo. 

No entanto, os recursos também são disponibilizados por meio da modalidade de Saque-Aniversário. Nela, os cidadãos têm direito a realizar uma retirada anual durante o mês do seu aniversário. 

O valor que poderá ser efetivamente liberado é calculado com base no total disponível no FGTS. Dessa forma, ele pode variar para cada trabalhador. Os recursos são depositados na conta da poupança social do Caixa Tem. Por isso, a realização financeira deve ser realizada por meio do aplicativo que está disponível para download neste link.

Além do saque regular, o trabalhador também pode contar com a antecipação do FGTS. A medida é disponibilizada por algumas instituições bancárias. 

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, é comum que seja realizada a cobrança de taxas nessa operação. Por isso, o trabalhador deve ficar atento antes de realizar a adesão. 

Confira o calendário completo de pagamentos do saque-aniversário em 2024:

Confira outros detalhes sobre a liberação do saque-aniversário neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile