Criada para facilitar os processos para trabalhadores e empregadores, a Carteira de Trabalho Digital (CTD) é uma plataforma do Governo Federal em vigor no país desde 2017. Além de agilizar os processos, a CTD oferece inúmeros benefícios aos brasileiros, entre eles: a solicitação de benefícios assistenciais.
A versão digital permite que o funcionário tenha acesso rápido e prático a informações do seu histórico profissional, como contratos de trabalho e número do PIS.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, o intuito da Carteira de Trabalho Digital é facilitar a solicitação a benefícios assistenciais como o seguro-desemprego e PIS/PASEP, etc. Vale ressaltar que este modelo atua mediante o cruzamento de uma série de dados junto à base do Governo Federal através do eSocial. Os dados trabalhistas devem ser fornecidos por este sistema pelo empregador.
Como solicitar benefícios pela Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital é uma forma rápida e prática de ter acesso a informações do histórico profissional do trabalhador, assim como contratos de trabalho e número do PIS, além da solicitação de benefícios assistenciais, como auxílio desemprego, abono salarial e Benefício Emergencial (BEm).
Veja como solicitar:
-
Acessar o aplicativo;
-
Selecionar a opção “Benefícios”, situada na área inferior da tela;
-
Escolher um dos três benefícios disponíveis;
-
Após escolher o benefício, o trabalhador pode solicitar ou consultar a situação.
Como solicitar a Carteira de Trabalho Digital?
-
Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
-
Informe todas as informações solicitadas;
-
Escolha uma forma de ativação (SMS ou e-mail);
-
Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta.
Caso o trabalhador não consiga concluir a criação da senha pela internet por algum motivo, ele pode utilizar um terminal eletrônico do Banco do Brasil (BB) ou da Caixa Econômica Federal (CEF), além de uma unidade do Ministério da Economia.
Após gerar a senha, é só fazer o download no aplicativo oficial no celular, que está disponível nas lojas Play Store e App Store, para Android e iOS, respectivamente.
Outras informações para trabalhadores estão disponíveis aqui no FDR.