Desde a época de pandemia da Covid-19, o governo tem obrigado o agendamento no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) para liberar os atendimentos. A ideia é manter as unidades mais organizadas e evitar o acúmulo de pessoas nas filas.
O agendamento no CRAS tem sido obrigatório em praticamente todas as cidades do país. Por isso, antes de comparecer para inscrição no Cadastro Único, atualização CadÚnico e outros, é preciso verificar no CRAS se há necessidade de agendar sua presença.
Como fazer o agendamento no CRAS de forma online?
O agendamento no CRAS de forma online está disponível apenas em municípios onde há essa disponibilidade. Algumas prefeituras, em busca de modernizar o acesso da população ao serviço de assistência social, tem liberado essa função de forma remota.
Para agendar o seu atendimento o cidadão pode usar os seguintes canais:
- WhatsApp do CRAS;
- Site da prefeitura municipal;
- App da prefeitura municipa; ou
- App do centro de assistência social da sua cidade.
Outra opção é ligar para o CRAS mais próximo e fazer o agendamento por ligação. Tudo vai depender da organização da equipe de assistência socila da sua cidade.
Agendamento no CRAS de forma presencial
O agendamento no CRAS de forma presencial está disponível em todos os municípios do país. São distribuídas senhas todos os dias para organizar a ordem de atendimento, principalmente nos bairro e/ou cidades onde a demanda é muito grande.
Para marcar data e horário para ser atendido basta:
- Comparecer cedo no endereço do CRAS mais próximo;
- Pegar a senha para ser atendido, ou aguardar sua vez por ordem de chegada;
- Solicitar o agendamento para ser atendido para: incrição no Cadastro Único, atualização do Cadastro Único, retirada de cesta básica e outros;
- Marque a data e o horário agendados e compareça conforme combinado.