Empregados domésticos passam a receber benefício após confirmação do governo

O prazo para adesão ao apoio financeiro do Governo Federal destinado a empregados e empregadas domésticas afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul começou no último sábado, dia 29 de junho. 

Empregados domésticos passam a receber benefício após
confirmação do governo. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a primeira parcela será paga no dia 8 de julho, de forma escalonada, conforme a data de adesão.

Assim, o pedido de adesão deve ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site Emprega Brasil – Trabalhador, até as 23h59 do dia 26 de julho. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios para o Rio Grande do Sul, confira.

Qual será o valor do benefício?

O programa prevê o pagamento de duas parcelas de R$ 1.412 cada, resultando em um benefício total de R$ 2.824, para trabalhadores atingidos pelas chuvas nos municípios gaúchos.

Os beneficiários não precisam abrir contas para receber o valor. A Caixa verifica se o trabalhador já possui conta no banco e realiza o crédito automaticamente. Para aqueles sem conta, será aberta uma Poupança Caixa Tem automaticamente, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.

Calendário de pagamentos

As datas de pagamento são as seguintes:

Quem poderá receber o benefício?

Consideram-se trabalhadores ou trabalhadoras domésticas aqueles que prestam serviços de forma habitual, subordinada, remunerada e pessoal, em âmbito residencial, por mais de dois dias por semana.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile