Novas famílias são aprovadas para o Auxílio Reconstrução e lista é revelada; confira seu nome

Mais famílias foram aprovadas no Auxílio Reconstrução pago pelo governo federal através da Caixa Econômica. Para receber o depósito é necessário fazer a confirmação de dados. Veja como fazer esse procedimento e garantir o seu auxílio.

Novas famílias são aprovadas para o Auxílio Reconstrução e lista é revelada; confira seu nome  (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Há alguns dias a Caixa Econômica Federal deu início aos depósitos do Auxílio Reconstrução. Desde o dia 15 de maio 204,1 mil famílias já foram aprovadas. Mas, para receberem muitas ainda precisam fazer um importante procedimento, a comprovação de informações.

O pagamento é feito após a Caixa receber as informações do responsável familiar. Não tendo uma data pré-definida para o depósito.

Como é pago o Auxílio Reconstrução?

  1. Os responsáveis pelo município enviam para o Governo Federal os dados de cada família. Com identificação do responsável familiar, endereço e membros da família.
  2. O responsável deve acessar o sistema e, usando a sua conta gov.br, confirmar os dados de cadastro.
  3. Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
  4. Se o responsável tiver conta no banco o valor será depositado diretamente nela, caso não tenha, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.

Quem tem direito a Auxílio Reconstrução?

  • Cada família beneficiada tem o direito de receber uma parcela no valor de R$ 5,1 mil.
  • O auxílio é voltado aos moradores das 44 cidades do estado do Rio Grande do Sul, isso inclui quem recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Segundo o governo federal o valor é destinado à compra de itens essenciais pedidos nas enchentes, como fogão, geladeira, camas e outros itens.
  • Para saber se tem direito, acesse o site oficial do auxílio; clique em “Sou cidadão” e faça o login usando a conta Gov.br.

De acordo com o colunista Ariel França essas mesmas famílais têm direito à indenização; veja o vídeo e saiba mais:

Segundo a colunista, Laura Alvarenga, especialista do FDR, o cadastro para moradias temporárias no estado já começou.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.