Veja como fica o saldo do FGTS após decisão do STF sobre mudança no cálculo

O cálculo do FGTS vai mudar após aprovação dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A medida não deve afetar os valores antigos depositados em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Vamos te explicar agora o que muda com essa decisão.

Veja como fica o saldo do FGTS após decisão do STF sobre mudança no cálculo (Imagem: FDR)

Mais uma mudança no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço acaba de ser aprovada pelo STF. A alteração no cálculo do FGTS deve fazer com que os trabalhadores recebam mais na hora do saque. Geralmente os recursos são liberados apenas em caso de demissão do profissional.

A mudança deve proteger o FGTS de perdas ao mesmo tempo em que reduz os impactos nas contas públicas. Para o ministro Flávio Dino, que deu o voto decisivo, a proposta aprovada está em acordo com o desejo de centrais sindicais.

Isso porque o texto foi elaborado pela Advocacia-Geral da União após debates com as centrais.

Nova correção do FGTS

O debate se formou porque hoje o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), que tem um rendimento de quase zero. Somada a essa são acrescentados 3% de juros ao ano.

Esse baixo rendimento da TR tem feito com que os ganhos do trabalhador sejam muito baixos.

A princípio o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, indicava uma correção a partir da poupança.

Atualmente ela tem um rendimento de 6,17% ao ano mais TR; mas essa alternativa acabou não sendo aprovada.

Agora o STF decidiu permanecer com a TR, mas quando ela estiver abaixo do IPCA o Conselho Curador do FGTS deve determinar uma compensação.

O que muda com nova correção do FGTS?

Uma das modalidades de retirada do FGTS é o saque-aniversário. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta o calendário oficial de retirada dos recursos.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile