Data de pagamento do 2º lote da restituição do IR é divulgada; descubra se seu nome está na lista

A partir do dia 21 de junho, a Receita Federal permitirá a consulta ao 2º lote da restituição do IR (Imposto de Renda). No mês anterior, já havia sido disponibilizado o acesso ao status dos pagamentos do primeiro lote.

Data de pagamento do 2º lote da restituição do IR é divulgada; descubra se seu nome está na lista. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Normalmente, a consulta é liberada uma semana antes do depósito. Com a restituição prevista para 28 de junho, a verificação do 2º lote da restituição do IR estará acessível desde o dia 21.

O 2º lote da restituição do IR será liberado em junho, após a distribuição de R$ 9,5 bilhões no primeiro lote em maio. Embora o montante deste lote possa ser menor, ele ainda beneficiará milhões de contribuintes.

A Receita Federal continua seu compromisso de efetuar os pagamentos, trazendo alívio financeiro a muitos cidadãos. A expectativa é que essa liberação contribua significativamente para a economia.

Um total de 5.562.065 contribuintes receberam R$ 9,5 bilhões no primeiro lote da restituição do IR, pago em 31 de maio. Para verificar a situação da declaração e das devoluções, os contribuintes têm a opção de acessar o extrato de processamento no e-CAC da Receita Federal.

O acesso ao e-CAC permite aos contribuintes acompanhar de perto o andamento da sua declaração e se preparar para receber a restituição. É uma ferramenta valiosa para garantir que tudo esteja em ordem com suas obrigações fiscais.

Confira o calendário completo de pagamentos da devolução do Imposto de Renda abaixo. Enquanto isso, neste artigo eu te ensino a consultar sua posição na fila de restituições. Confira!

Calendário de restituição do IR

Consulta do 2º lote de restituição do IR

Para consultar se foi incluído no próximo lote de restituição do IRPF 2024, o contribuinte deve esperar uma semana antes da data de pagamento e seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”;

  2. Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;

  3. Em seguida “Iniciar”;

  4. Informe: CPF do titular, data de nascimento e ano;

  5. Confirme. 

Grupos prioritários da restituição do IR

De acordo com a Receita Federal, têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024, os seguintes grupos:

Em seguida, vem o grupo de contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido e pela restituição por Pix. Neste último, porém, o método de pagamentos instantâneo vale apenas para quando a chave é o CPF do contribuinte. Chaves de Pix que usam e-mail, telefone ou código aleatório não podem receber a restituição.

Por fim, quando todos esses contribuintes se encaixarem nos critérios da lista acima receberem suas restituições, a Receita passará a devolver o imposto recolhido em excesso dos demais cidadãos.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile