Urgente! Banco Central confirma vazamento de dados em duas instituições bancárias

Na última terça-feira (11) foi confirmado pelo Banco Central (BC) que houve vazamento de dados pessoais vinculados a chaves PIX de pessoas que possuem conta em duas instituições bancárias. Segundo o BC, o motivo está ligado a “falhas pontuais em sistemas“.

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Urgente! Banco Central confirma vazamento de dados em duas instituições bancárias
(Foto: FDR)

Segundo as primeiras informações do Banco Central, o vazamento de dados pessoais ocorreram por “incidentes de segurança”. Considerando que a situação aconteceu com duas instituições financeiras, esses são o nono e o décimo vazamento de dados de clientes por pagamento via PIX.

Em quais instituições bancárias houve vazamento de dados?

De acordo com o Banco Central, as pessoas que foram atingidas pelo vazamento dos seus dados pessoais e de cadastro serão avisadas. Elas devem receber uma notificação via aplicativo ou por meio do internet banking da instituição financeira que possuem conta. 

A situação compartilhada com o público na última terça-feira (11) foi registrada nas instituições:

Na Iugu, houve vazamento de dados cadastrais vinculados a 19.849 chaves PIX: nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, entre 21 e 27 de maio deste ano.

Enquanto na Pagcerto, foram vazados dados cadastrais vinculados a 2.197 chaves PIX: nome completo, CPF com máscara, instituição de relacionamento, número da agência, número e tipo da conta, entre 23 e 24 de abril deste ano.

O que fazer se tiver os dados pessoais vazados?

Os clientes da Iugu e Pagcerto não precisam se desesperar. O Banco Central garantiu que está tomando todas as medidas cabíveis nesta situação, e que “serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.

O BC ainda orienta que as pessoas não caiam em golpes e que não respondam a SMS, e-mail ou mensagem via WhatsApp avisando sobre o vazamento e pedindo algo em troca. Isso porque, o contato da instituição com o cliente será exclusivamente pelos seus canais oficiais.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, tranquilizou o BC, por meio de comunicado.

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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