Renda EXTRA anima idosos + 60 anos; saiba como ter acesso

Agora os idosos + 60 anos do Instituto Nacional do Seguro Social têm uma boa notícia. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma resolução que traz cortes nos juros do consignado do INSS

Renda EXTRA anima idosos + 60 anos; saiba como ter acesso. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A taxa máxima dessa modalidade foi reduzida de 1,76% para 1,72%, o que representa um alívio financeiro significativo para os beneficiários. Essa mudança visa oferecer recursos adicionais aos idosos +60 anos.

A decisão de reduzir os juros do empréstimo consignado do INSS, proposta pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reflete o compromisso do governo em favorecer os idosos +60 anos. Essa medida visa proporcionar melhores condições financeiras aos pensionistas e aposentados, representando um avanço significativo para essa parcela da população.

Em uma decisão abrangente, o colegiado federal, com participação ativa de diversos membros, prevê uma redução gradual dos limites de juros para o cartão de crédito e o cartão consignado do INSS. Essa medida visa beneficiar os idosos +60 anos, proporcionando condições financeiras mais favoráveis e entrará em vigor dentro de um período de até oito meses.

Neste artigo eu detalho todas as mudanças aplicadas ao consignado do INSS e listo as vantagens desta modalidade para os aposentados e pensionistas. Abaixo, você confere quem pode ter acesso a esta linha de crédito. Acompanhe!

Quais idosos +60 anos podem acessar o consignado do INSS?

As pessoas que podem ter acesso a um cartão de crédito consignado são as mesmas que podem ter acesso ao empréstimo consignado. São elas:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;

  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);

  • Servidores públicos federais;

  • Servidores públicos estaduais e municipais;

  • Militares das Forças Armadas;

  • Trabalhadores do setor privado celetistas conveniados a algum consignado privado.

Limites do consignados do INSS para idosos +60 anos

  • Segundo o INSS, o segurado pode fazer até nove contratos de empréstimo pessoal;

  • No caso do cartão de crédito, é permitida apenas uma contratação;

  • As taxas de juros são mais baixas do mercado, e o prazo de quitação pode chegar a 84 meses;

  • As taxas de juros oferecidas pelos bancos variam conforme o perfil do cliente. O ideal é pesquisar para obter o melhor negócio.

Consulta de juros do consignado do INSS por idosos +60 anos

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;

  2. Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;

  3. Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;

  4. Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;

  5. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

Vantagens do cartão de crédito consignado do INSS

  • Taxa de juros mais baixa e com um teto estabelecido por lei: como o risco de inadimplência costuma ser menor nesse tipo de crédito, as taxas de juros aplicadas também são menores. Além disso, a taxa de juros do consignado (empréstimo ou cartão) é limitada por um teto (valor máximo) determinado por lei. 

  • Contratação sem muita burocracia e pela internet: a contratação do cartão de crédito consignado costuma ser rápida e sem muita burocracia: pode ser feita de forma 100% online. Isso é possível por conta da segurança do pagamento mínimo da fatura, descontado do salário ou do benefício. 

  • Sem anuidade: o cartão consignado geralmente não cobra anuidade. Em alguns casos, porém, pode haver cobrança de uma taxa única para emissão do cartão físico. É preciso verificar junto ao cartão de interesse para saber sobre essas tarifas. 

  • Pré-aprovado: para quem é elegível a esse tipo de crédito, o cartão é pré-aprovado, mesmo que a margem de empréstimos já tenha sido utilizada. Isso acontece porque o cartão tem margem reservada, com 5% exclusivos para o produto.

  • Permite saques: assim como os cartões de crédito comuns, o cartão de crédito consignado também permite saques em caixas eletrônicos. No caso, até 70% do limite em espécie pode ser sacado.

  • Programas de vantagens: dependendo do cartão de crédito consignado, ele também participa de programas de vantagens para acumular milhas, adquirir produtos com descontos, entre outros benefícios.

  • Ampla aceitação em lojas físicas e virtuais: como o cartão de crédito consignado funciona igual a qualquer outro cartão, ele é aceito na maioria das lojas físicas e virtuais (tudo depende da bandeira do cartão). 

Novo consignado privado está em análise

A modalidade de empréstimo consignado privado surge como substituto para o saque-aniversário, proporcionando uma nova fonte de recursos para os trabalhadores da iniciativa privada. 

Com o início do funcionamento do FGTS Digital em março, as empresas passarão a lançar os valores do FGTS por meio do e-Social, unificando a prestação de informações do setor privado ao governo federal. Essa medida simplificará o processo, eliminando a necessidade de utilizar sistemas distintos.

Os saldos no FGTS são atualizados mensalmente e recebem juros anuais de 3%, conforme estipulado em lei. Além disso, o fundo tem distribuído lucros das operações aos trabalhadores cotistas nos últimos anos. 

Em 2023, por exemplo, foram creditados R$ 12,7 bilhões (referentes a 2022), com uma rentabilidade de 7,9%, superando a inflação medida pelo IPCA, que foi de 5,79% em 2022, aproximando-se dos rendimentos da poupança, que atingiram 7,89% no mesmo período.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destaca que agora, com a nova medida, os trabalhadores que possuem recursos no FGTS podem acessar o empréstimo consignado diretamente pela plataforma digital do fundo, eliminando a necessidade de convênios com as empresas. Essa mudança busca facilitar o acesso ao crédito para os trabalhadores da iniciativa privada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.