Poupança da Caixa parou de render? Governo Lula muda taxa Selic e faz JOGO VIRAR para os brasileiros

A poupança sempre foi uma opção segura para os brasileiros guardarem dinheiro e economizar financeiramente pensando no futuro. Com uma mudança estabelecida pelo Governo Lula na taxa Selic (taxa de juros do governo), é possível pensar na conta poupança como um investimento a longo prazo e consequentemente, ganhar mais.

Poupança da Caixa parou de render? Governo Lula muda taxa Selic e faz JOGO VIRAR para os brasileiros
Imagem: FDR

Porém, muitos brasileiros ainda não sabem aproveitar esse benefício oferecido a eles. Por isso, a Caixa Econômica Federal alertou a população que tem conta poupança aberta entre 2012 e 2024 e reforçou a importância de entender como funciona esse tipo de investimento. 

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica como solicitar o cartão da conta poupança de Caixa e como desbloquear. Confira.

Benefícios da poupança da Caixa

Desde 2012, a poupança rende de acordo com algumas regras ligadas às taxas de juros do governo, chamadas Selic e TR. Basicamente, se a Selic passar de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês mais TR. Se for menos que isso, rende 70% da Selic mais TR.

Por isso, geralmente é melhor pensar na poupança como um investimento a longo prazo, para ganhar mais.

Outrao ponto importante para quem usa a poupança é o calendário de depósitos. Se você deposita no começo do mês, seu dinheiro começa a render já no próximo mês. 

Como abrir uma conta poupança da Caixa?

Para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, é necessário: 

  • Procurar uma agência da CAIXA ou um dos Correspondentes CAIXA Aqui;

  • Apresentar o documento original de identidade com foto e número de inscrição do CPF regular, além do comprovante de residência;

  • Preencher e assinar os formulários de adesão.​

  • Pronto, a sua conta foi criada.

Mudanças da poupança da Caixa

A Caixa vem investindo na sua digitalização, com destaque para o aplicativo Caixa Tem, que foi utilizado para distribuição do auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19. Veja as principais mudanças:

  • Os clientes têm a possibilidade de fazer transferências a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, sem as limitações anteriores;

  • Assim como no PIX, os usuários poderão movimentar suas contas de forma mais conveniente, mantendo a organização de suas finanças.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).