A restituição do Imposto de Renda já começou a ser paga pela Receita Federal, porém muitos contribuintes têm relatado confusão ao receberem um aviso informando o status das declarações.
A restituição do Imposto de Renda é paga para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Assim, vamos esclarecer o que significa essa mensagem ao longo da matéria. Confira.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.
Como verificar o status da declaração de Imposto de Renda 2024?
- Acesse o Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal.
- Clique em “Meu Imposto de Renda”.
- Entre com sua conta gov.br.
- Ao abrir a página, o status da sua declaração aparecerá ao lado de “IRPF 2024”.
Processada em fila de restituição
Se a sua restituição do Imposto de Renda consta como ‘Processada em fila de restituição’, não se preocupe. Isso significa que a sua restituição já foi analisada pela Receita Federal e que você tem direito à restituição, mas o valor ainda não foi disponibilizado na conta bancária.
Vale lembrar que a restituição é dividida em cinco lotes, que serão pagos ao longo do ano. O primeiro lote foi depositado para os contribuintes no dia 31 de maio e o segundo lote começará a ser pago no dia 28 de junho. Confira o calendário abaixo:
Calendário da restituição
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Quem tem prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda?
- Contribuintes idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes do Rio Grande do Sul;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida;
- Contribuintes que optaram por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.