Imposto de Renda 2024: Como saber se caí na malha fina sem ter conta Gov.br? Aprenda agora

Pelo menos 5% das declarações do Imposto de Renda 2024 vão cair na malha fina, segundo estimativa da Receita Federal. Procedimento pode atrasar o recebimento da restituição. Por isso e importante fazer a consulta o quanto antes e descobrir se caiu nela.

Imposto de Renda 2024: Como saber se caí na malha fina sem ter conta Gov.br? Aprenda agora  (Imagem: FDR)

A malha fina é um procedimento adotado pela Receita Federal para uma análise mais minuciosa. Ela acontece quando algum problema é encontrado na declaração. A previsão da Receita é de que entre 5% e 7% das declarações do Imposto de Renda 2024 caiam na malha.

Tanto a conferência quanto a correção dos problemas são de total responsabilidade do próprio contribuinte.

Como funciona a malha fina?

  • O procedimento causa muito medo entre os contribuintes, mas é simples. Na verdade, a Receita adota essa ação quando alguma inconsistência é encontrada.
  • Isso porque quando você entrega a sua declaração os dados são confirmados enviados pelo próprio contribuinte e confirmados com os dados recebidos de outras entidades.
  • Se, por exemplo, uma pessoa envia uma informação de despesa médica, mas a empresa não confirma esse dado, a declaração pode ir para a malha fina.
  • A omissão de rendimentos também é um dos motivos que podem fazer a declaração cair na malha.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apurou que neste ano a malha fina foi reforçada pela Receita Federal, por isso fique de olho.

Como descobrir se cai na malha fina?

  • Acesse o site de consulta da Restituição do IR;
  • Informe o número do seu CPF e a data de nascimento
  • Selecione o exercício 2024;
  • Clique na captcha “Sou humano”;
  • Depois, em consultar e em “Pendências da Malha”;
  • Pronto, você poderá conferir se caiu ou não na malha fiscal e até o motivo de ter caído no procedimento.

Para a consulta não é necessário ter conta Gov.br de nível ouro ou prata.

Quem não entregou a declaração dentro do prazo, que se encerrou no último dia 31 de maio, deve seguir estes passos para evitar grandes multas.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.