Salário mínimo 2025 ganha NOVAS propostas alegrando os trabalhadores

Os trabalhadores podem conhecer o valor do salário mínimo 2025 antes mesmo da chegada do final de ano. Isso porque, a equipe econômica do governo federal já está em estudo sobre a definição do piso do próximo ano e que pode surpreender os trabalhadores. 

dinheiro
Salário mínimo 2025 ganha NOVAS propostas alegrando os trabalhadores
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em abril deste ano o governo federal enviou para o Congresso Nacional o projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025. Nele consta a prévia de valor do salário mínimo 2025, considerando algumas expectativas dos índices inflacionários. 

Como será calculado o salário mínimo 2025?

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a adotar um novo índice, além da inflação do ano anterior, para calcular o reajuste do salário mínimo. Até 2022 o piso era reajustado apenas com base na inflação passada, por isso não dava ganho real ao salário. 

Agora, o cálculo do salário mínimo 2025 vai considerar os seguintes fatores para reajuste:

Ou seja, o salário mínimo atual de R$ 1.412 vai receber o acréscimo do INPC de 2024 + o PIB de 2023. O resultado é a quantia que será paga de piso salarial. 

Qual o salário mínimo para 2025?

A princípio, o salário mínimo para 2025 apresentado no PLDO 2025 é de:

No entanto, essa é uma expectativa de valor. Pode ser que a quantia fique menor ou maior do que a apresentada no PLDO. Tudo vai depender do resultado da inflação para esse ano. 

O salário mínimo é o menor valor de remuneração que um trabalhador com carteira assinada pode receber. Além de ser base para o mercado de trabalho, a quantia também representa o mínimo que pode ser pago em aposentadorias e pensões da Previdência Social

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile