Salário mínimo 2025 ganha NOVAS propostas alegrando os trabalhadores

Os trabalhadores podem conhecer o valor do salário mínimo 2025 antes mesmo da chegada do final de ano. Isso porque, a equipe econômica do governo federal já está em estudo sobre a definição do piso do próximo ano e que pode surpreender os trabalhadores. 

dinheiro
Salário mínimo 2025 ganha NOVAS propostas alegrando os trabalhadores
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em abril deste ano o governo federal enviou para o Congresso Nacional o projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025. Nele consta a prévia de valor do salário mínimo 2025, considerando algumas expectativas dos índices inflacionários. 

Como será calculado o salário mínimo 2025?

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a adotar um novo índice, além da inflação do ano anterior, para calcular o reajuste do salário mínimo. Até 2022 o piso era reajustado apenas com base na inflação passada, por isso não dava ganho real ao salário. 

Agora, o cálculo do salário mínimo 2025 vai considerar os seguintes fatores para reajuste:

  • Inflação do ano anterior (2024) medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); +
  • PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás (2023).

Ou seja, o salário mínimo atual de R$ 1.412 vai receber o acréscimo do INPC de 2024 + o PIB de 2023. O resultado é a quantia que será paga de piso salarial. 

Qual o salário mínimo para 2025?

A princípio, o salário mínimo para 2025 apresentado no PLDO 2025 é de:

  • R$ 1.502,00;
  • Alta de 6,52% em relação ao piso que está sendo pago hoje.

No entanto, essa é uma expectativa de valor. Pode ser que a quantia fique menor ou maior do que a apresentada no PLDO. Tudo vai depender do resultado da inflação para esse ano. 

O salário mínimo é o menor valor de remuneração que um trabalhador com carteira assinada pode receber. Além de ser base para o mercado de trabalho, a quantia também representa o mínimo que pode ser pago em aposentadorias e pensões da Previdência Social

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com