Inscritos no CRAS são convocados para checagem nos documentos

Responsável por atender 4,7 milhões de brasileiros, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Recentemente, o Governo Federal anunciou mudanças e convocou beneficiários para atualização cadastral do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Inscritos no CRAS são convocados para checagem nos documentos
Imagem: FDR

O ajuste tem como meta principal assegurar que os recursos sejam destinados exclusivamente para quem realmente necessita e pode ser feito em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. 

O BPC é um benefício pago para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Para receber o pagamento é preciso que o cidadão tenha uma baixa renda e esteja devidamente cadastrado no CadÚnico. 

Revisão de documentos de inscritos do CRAS

Quem pode receber o benefício disponibilizado CRAS?

Segundo a especialista Laura Alvarenga, o BPC é um direito garantido por lei a dois grupos:

Idosos

Pessoas com deficiência 
  • Incapacidade permanente para o trabalhar;

  • Renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário mínimo vigente;

  • A deficiência deve ser comprovada por laudo médico;;

  • Não existe um grau de deficiência para ser aceito no BPC. Mas precisa ser uma deficiência que impossibilite o beneficiário de trabalhar.

Como solicitar o benefício no CRAS?

Para receber o BPC, é necessário estar inscrito no CadÚnico. O cadastro pode ser feito nos CRAS. Os documentos necessários para o registro são:

  • RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou de casamento;

  • Comprovante de endereço;

  • Carteira de trabalho e extrato de pagamento (para quem recebe aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade ou seguro desemprego);

  • Declaração de frequência escolar ou do CMEI (nos casos de crianças).

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile