IPTU cancelado por dois meses alegra população DESTA cidade

A cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é obrigatória em todas as cidades brasileiras. O valor é calculado com base no código tributário do município, e o preço de mercado do imóvel. Há pessoas que conseguirão o cancelamento da cobrança por dois meses.

iptu
IPTU cancelado por dois meses alegra população DESTA cidade
(Foto: FDR)

O cancelamento do IPTU deve atingir alguns moradores da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Devido as fortes chuvas que acometeram o município no início de maio, diversos bairros foram totalmente alagados deixando as casas submersas, um cenário inédito no estado.

Quem terá o IPTU cancelado em Porto Alegre?

Devido a situação de calamidade pública que a capital gaúcha vive, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) divulgou um pacote de medidas emergenciais. Entre as ações prevista está o cancelamento do IPTU para algumas regiões da cidade.

Com pessoas que, um mês depois da tragédia, ainda não conseguiram se reestruturar financeiramente, a prefeitura decidiu:

Negociação de dívidas do IPTU Porto Alegre

Além da possibilidade de ficar sem pagar dois meses de imposto, a prefeitura também vai liberar para toda a cidade a negociação de dívidas do IPTU Porto Alegre. Neste caso, será possível fazer um acordo sobre os pagamentos de impostos e taxas municipais. 

Será garantido:

A prefeitura também está liberando o programa Estadia Solidária, onde famílias que precisaram sair de suas casas para viver na casa de parentes estão recebendo R$ 1 mil. O período de pagamento pode chegar a 1 ano. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile