1º lote de restituição com mais de 5 milhões de contribuintes é liberado nesta quinta (23)

A consulta ao 1º lote da restituição 2024 foi aberta pela Receita Federal nesta quinta-feira, 23. Mais de 5 milhões de contribuintes receberão os depósitos já na próxima semana. Nesse ano a Receita mudou a ordem de prioridade para o pagamento.

1º lote de restituição com mais de 5 milhões de contribuintes é liberado nesta quinta (23) (Imagem: FDR)

O maior lote da restituição, essa foi a afirmação da Receita Federal ao divulgar a abertura da consulta deste ano. O pagamento será feito na próxima semana e para isso serão destinados R$ 9,5 bilhões. Desse total, R$ 8.857.175.779,78 serão destinados ao pagamento da restituição para contribuintes prioritários.

Restituição do Imposto de Renda 2024

Nesse primeiro lote serão contemplados 5.562.065 contribuintes de todo o país, entre eles estão aqueles classificados como prioritários, ou seja, que receberão primeiro. Confira abaixo a ordem:

  • 258.877 idosos acima de 80 anos
  • 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Além desses grupos, os contribuintes do Rio Grande do Sul terão prioridade na restituição desse ano, nesta matéria eu te explico melhor.

Consulta à restituição do Imposto de Renda

  • O 1º lote da Restituição 2024 será pago no dia 31 de maio.
  • Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página oficial da Receita e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
  • Caso o valor não seja depositado na conta informada, ele ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, te ensina a solicitar o depósito, caso isso aconteça, confira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.