Titulares do Bolsa Família são pegos de surpresa com SUSPENSÃO de 30 dias do pagamento

Considerado um dos maiores programas sociais do país, o Bolsa Família é responsável por auxiliar financeiramente 2,5 milhões de famílias brasileiras. Para receber o benefício, é necessário estar inscrito ou estar com as informações atualizadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os inscritos com irregularidades podem ter o benefício bloqueado por 30 dias e até cancelado. 

Titulares do Bolsa Família são pegos de surpresa com SUSPENSÃO de 30 dias do pagamento
Imagem: FDR

 

A revisão dos dados cadastrais é necessária para o CadÚnico melhorar a precisão e a eficácia da distribuição dos diversos auxílios sociais. Entre eles, estão: o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Minha Casa, Minha Vida, e o auxílio-gás. A decisão para revisar os registros do cadastro surgiu após inconsistências serem encontradas em pelo menos 1,7 milhões de famílias cadastradas. 

São mais de 30 milhões de pessoas inscritas na plataforma. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, os benefícios do Cadastro Único podem ser de transferência direta de renda ou não. Além disso, também é possível acumular mais de um tipo de programas, desde que atenda aos critérios. Saiba mais.

Bolsa Família suspenso? 

As famílias inscritas no CadÚnico que precisam realizar a atualização no cadastro serão notificadas por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. 

Após ser notificado, o beneficiário precisar ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município em que reside ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados com:

  • Documentação de identificação com foto;

  • CPF ou título de eleitor;

  • Comprovante de residência;

  • Documentos de todos os membros da casa.

Como evitar ter o Bolsa Família bloqueado? 

A atualização do cadastro também pode ser feita sem precisar sair de casa. Porém, essa opção só poderá ser realizada nos casos em que não ocorreram mudanças de dados, como mudança de endereço ou composição familiar.

O primeiro passo é baixar o aplicativo do CadÚnico, que está disponível para Android e IOS, e acessar o app fazendo o login com o número de CPF e a senha da conta gov.br. Com o login feito, procure pelo botão: “Atualização cadastral por confirmação”. Confira o passo a passo disponível na tela e verifique suas informações. Se elas estiverem OK, confirme e a sua atualização está finalizada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).