MEI EM ALERTA! Quem declarar imposto atrasado vai pagar multa mínima de R$ 50,00 + 20%

Possuir o cadastro como MEI (microempreendedor individual) garante uma série de benefícios para quem possui algum negócio. No entanto, para garantir a manutenção desse cadastro é preciso que o empreendedor cumpra alguns requisitos que são estipulados para ele.

MEI EM ALERTA! Quem declarar imposto atrasado vai pagar multa mínima de R$ 50,00 + 20%. (Imagem: FDR)

Entre eles, existe a necessidade de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional MEI (DASN SIMEI). O documento deve ser enviado anualmente. Com ele, o cidadão informa a Receita Federal quais serviços realizou durante o ano e o valor de pagamento que recebeu por eles.

Além disso, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, ambém é necessário realizar o pagamento mensal da DAS. O documento é gerado pela cobrança simplificada de impostos do MEI. Com ele, o microempreendedor também realiza sua contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Dessa forma, ele garante importantes benefícios como o direito a aposentadoria e o pagamento do auxílio maternidade, por exemplo. No entanto, é preciso realizar o pagamento em dia da DAS para garantir o benefício. Além disso, para manter o cadastro como MEI também é importante estar atento ao prazo de envio da DASN SIMEI.

Entenda como funciona a declaração anual do MEI:

Saiba mais detalhes sobre os benefícios do MEI neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile