Financiamento imobiliário usando FGTS terá pausa de 6 meses; veja onde medida já foi aprovada

Os financiamentos imobiliários feitos na Caixa Econômica e que usam como garantia recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), poderão ficar até seis meses sem serem pagos. A pausa no vencimento das parcelas foi autorizada pelo governo federal. 

fgts
Financiamento imobiliário usando FGTS terá pausa de 6 meses; veja onde medida já foi aprovada
(Foto: FDR)

A pausa por até seis meses no pagamento das parcelas de financiamento de imóveis com recursos do FGTS foi autorizada para famílias do Rio Grande do Sul. O estado vive a maior tragédia por desastre natural da história, com mais de 1 milhão de pessoas diretamente afetadas. 

Quais financiamentos poderão ser suspensos na Caixa?

A medida de suspensão foi anunciada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e a princípio vai valer para dois tipos de contratos de compra de imóveis. 

“Vale para os financiamentos feitos pelas famílias de todas as faixas de renda com recursos do FGTS. Essa é uma medida para aliviar as pessoas que, neste momento, estão com suas rendas afetadas e comprometidas pela calamidade”, diz o ministro das Cidades em material divulgado pelo governo.

Há cidades inteiras alagadas no Rio Grande do Sul, onde as famílias ainda não conseguiram voltar para suas casas porque o nível da água não abaixa. Por hora aqueles que não foram para a casa de parentes estão sendo atendidos em abrigos. 

Como pedir a prorrogação das parcelas do financiamento imobiliário?

Os interessados em pedir a suspensão das parcelas do financiamento imobiliário devem entrar em contato com a Caixa. Ao autorizar o benefício o banco não vai cobrar as próximas seis parcelas, sem considerar os vencimentos anteriores. 

Daqui há seis meses o proprietário volta a pagar, sem cobrança de juros ou multa. A ideia é dar um espaço de tempo para que os cidadãos consigam se reerguer. O pedido deve ser feito por:

Os trabalhadores do estado também podem pedir pelo saque-calamidade do FGTS, confira como fazer nesta matéria escrita por mim. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile