Novo consignado social FGTS: aposentados e servidores não são os únicos beneficiados

Os aposentados e servidores públicos estão habituados a pedir empréstimo pelo sistema de consignado. Agora, será a vez dos trabalhadores de iniciativa privada terem essa chance. Para isso, serão usados recursos vindos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

dinheiro
Novo consignado social FGTS: aposentados e servidores não são os únicos beneficiados
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Desde 2020 o FGTS já dá ao trabalhador de empresa privada a chance de pedir empréstimo por um sistema familiar ao consignado. Isso porque, quem aderiu ao saque-aniversário e abriu mão do saque-rescisão pode solicitar a antecipação dos saques anuais, em um tipo de crédito. 

O que o trabalhador receberia em até 12 anos, sendo uma parcela por ano, é pago de uma única vez, mas com redução de juros. Neste esquema, quando a Caixa Econômica libera a parcela do saque-aniversário o banco debita a parcela como forma de pagamento do empréstimo.

Desde que o sistema foi criado, em 2020, até 1º de setembro de 2023, cerca de 17 milhões de trabalhadores contrataram mais de R$ 112,3 bilhões em empréstimo por meio da antecipação do saque-aniversário do FGTS.

Porém, o governo federal estuda colocar fim nesta modalidade de saque do fundo de garantia. E a partir disso, criar uma nova forma de empréstimo consignado usando recursos do FGTS. Dessa vez voltado principalmente para quem trabalha em empresas privada e não têm acesso a este tipo de crédito. 

Novo empréstimo consignado do FGTS

O novo empréstimo consignado do FGTS ainda é um projeto de lei. O texto foi escrito e passa pelo primeiro processo que é de discussão. O Congresso Nacional, composto por deputados e senadores, ficará responsável por decidir se o crédito pode ser criado.

O projeto foi escrito pelo Ministério do Trabalho, porque o ministro desta Pasta, Luiz Marinho, defende o fim do saque-aniversário. Ao propor que essa modalidade acabe, o novo empréstimo também é inserido como uma forma de compensação. 

Até o momento, o que se sabe sobre este tipo de crédito é que:

Projeto coloca fim ao saque-aniversário do FGTS

O projeto de lei que coloca fim ao saque-aniversário do FGTS ainda não começou a ser votado por nenhuma comissão da Câmara dos Deputados. O seu caminho até aprovação é longo, ele deverá passar pelos deputados por plenário, depois será analisado por senadores e por fim pelo presidente. 

O grande defensor do fim desta modalidade é o ministro Luiz Marinho. Para ele, a regra que bloqueia o saldo em caso de demissão sem justa causa prejudica o cidadão que acabou de ser demitido. 

Oito milhões de trabalhadores foram demitidos e não conseguem sacar, esse número pode aumentar. Eu quero dar o direito de ele sacar o que é dele, ao mesmo tempo garantir um crédito com o lastro da folha de pagamentos (…)”, disse o ministro a Mariana Londres, do UOL. 

Como pedir empréstimo do FGTS hoje?

Hoje, enquanto o pedido de antecipação do saque-aniversário continua disponível, os trabalhadores podem solicita-lo de forma online. Basta encontrar o banco que desejar e autorizar que ele consulte o seu saldo pelo App do FGTS. Funciona assim:

Autorização pelo App FGTS

Pedido do empréstimo do saque-aniversário 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile