Antecipação do saque-aniversário do FGTS nas compras: veja lista completa para NEGATIVADOS garantirem benefício

Trabalhadores podem fazer a antecipação do saque-aniversário do FGTS de forma simples pela internet. Valor pode ser usado em diversas situações, incluindo a compra de ovos de Páscoa. Veja mais detalhes.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS nas compras: veja lista completa para NEGATIVADOS garantirem benefício (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Já pensou em ter um dinheiro extra justamente na época em que mais se consome chocolate? E se a antecipação do saque-aniversário do FGTS te ajudasse a compra os ovos de Páscoa desse ano? Mesmo os trabalhadores negativados podem ter acesso ao valor.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi de fato criado para servir como uma espécie de poupança do trabalhador. Os recursos só poderiam ser acessados em caso de demissão sem justa causa. 

No entanto, há alguns anos o saque-aniversário foi criado para possibilitar que os brasileiros tenham acesso a parte dos recursos. Diversas lojas oferecem a antecipação como uma estratégia para atrair clientes, mesmo aqueles mais indecisos.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS

O caso mais recente de antecipação foi oferecido pelas Americanas, a loja distribui cartazes em diversas unidades oferecendo o saque antecipado. Ao procurar mais informações os funcionários explicam que de trata do saque-aniversário que agora a empresa está oferecendo a antecipação.

Outra empresa que também oferece essa opção é o Magalu, no site ligado a rede de lojas é possível conferir uma matéria de novembro de 2023. No entanto, não há muitos detalhes sobre o funcionamento do serviço.

Também em novembro do ano passado a CVC anunciou a antecipação do saque para a compra de pacotes de viagem.

Nossa colunista Lila Cunha te apresenta essa opção, confira.

Calendário do saque-aniversário do FGTS

Os valores são liberados sempre no mês de aniversário do trabalhador, confira abaixo o calendário desse ano:

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 29 de março de 2024;
  • Fevereiro: de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2024;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2024;
  • Abril: de 01 de abril a 28 de junho de 2024;
  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2024;
  • Junho: de 03 de junho a 30 de agosto de 2024;
  • Julho: de 01 de julho a 30 de setembro de 2024;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2024;
  • Setembro: de 02 setembro a 29 de novembro de 2024;
  • Outubro: de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2024;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2025;
  • Dezembro: de 02 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2025.
Antecipação do saque-aniversário do FGTS nas compras: veja lista completa para NEGATIVADOS garantirem benefício (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Mudanças no saque-aniversário em 2024

Desde que assumiu o governo federal, o presidente Lula e seus ministros, já mostram o interesse em acabar de vez com essa modalidade, mas há uma expectativa de que, se não for possível acabar com ele, pelo menos o uso do desse saque seja reduzido com algumas mudanças.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já confirmou que trabalha para enviar ao Congresso Nacional a proposta que deve mudar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A ideia é possibilitar que os trabalhadores demitidos façam o saque do valor retido.

Nas regras atuais o valor fica retido e o trabalhador não pode retirar, caso escolha o saque-aniversário.

Além disso, o ministro já sinalizou que uma modalidade de empréstimo deve ser criada como substituto do saque-aniversário. Ela deve ser inserida na plataforma do FGTS Digital e possibilitar juros menores, além de permitir que o trabalhador escolha o banco em que pretende pegar o valor emprestado.

O saque-aniversário foi criado em 2020 durante a gestão do então presidente Jair Bolsonaro. Atualmente as mudanças ainda dividem o governo o que poderá fazer com que a proposta enfrente dificuldades para ser aprovada.

Caso as mudanças sejam aprovadas, o FGTS voltaria a cumprir com o seu papel principal: servir como um socorro para o trabalhador que acabou de ser demitido.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.