Cálculo das aposentadorias do INSS é modificado com a Revisão da Vida Toda; veja como isso afeta os aposentados

SãO PAULO (SP) — Debatido por um longo tempo no STF (Supremo Tribunal Federal), o cálculo da Revisão da Vida Toda afeta diretamente a aposentadoria de milhares de trabalhadores em todo o país. Sem o benefício, muitos dos cidadãos brasileiros que já estão aposentados poderão sofrer com uma queda no seu rendimento. 

Cálculo das aposentadorias do INSS é modificado com a Revisão da Vida Toda; veja como isso afeta os aposentados. (Imagem: FDR)

O debate da Revisão da Vida Toda chegou ao Supremo depois de uma série de debates. Após uma extensa votação, o tribunal decidiu não conceder o benefício. O cálculo previa que os segurados que contribuíram com a previdência antes de 1994 deveriam ter os salários do período incluídos no cálculo da aposentadoria. 

No entanto, o Supremo entendeu que a Reforma da Previdência deveria ser aplicada para todos os contribuintes. Dessa forma, Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, não será possível contar com a Revisão da Vida Toda. 

Entenda como é realizado o cálculo da aposentadoria: 

Confira outros detalhes sobre os benefícios do INSS neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile