Governo prorroga prazo para declaração do Imposto de Renda em ÚNICO estado

Nas 25 unidades federativas do país o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda se encerra em menos de três semanas. Apenas um estado ganhou um prazo maior da Receita Federal, permitindo que os contribuintes tenham mais três meses para enviar o documento que é obrigatório. 

irpf
Governo prorroga prazo para declaração do Imposto de Renda em ÚNICO estado
(Foto: FDR)

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para quem mora em cidades que foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O estado vive um colapso com pelo menos 100 mortes já registradas, e 900 mil pessoas atingidas com a tragédia. 

Prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

O prazo regular de entrega da declaração do Imposto de Renda vai até o fim de maio, ou seja, daqui há menos de 20 dias. Mas, quem estava deixando para enviar a declaração próximo ao fim do prazo e foi surpreendido com o desastre natural no Rio Grande do Sul (RS) terá um prazo maior para enviar. 

  • Prazo para todo país: 31 de maio de 2024;
  • Prazo para moradores de cidades que decretaram situação de calamidade pública no RS: 31 de agosto de 2024. 

O documento continua sendo obrigatório para quem ultrapassou o limite de rendimentos isentos no ano passado. O que muda é o prazo para declarar os ganhos e as perdas. Eu ensino quais canais usar para enviar a declaração nesta matéria

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

Além do prazo maior para enviar a declaração, a Receita Federal também confirmou outro benefício para os contribuintes do Imposto de Renda.

Com investimento estimado em R$ 1 bilhão, o Fisco vai antecipar o pagamento da restituição em todo estado para aqueles que entregarem o documento dentro do prazo. Neste caso, eles receberão:

  •  Entre 31 de maio e as primeiras semanas de junho. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com