Novo EMPRÉSTIMO para idosos garante pagamento após 3 meses de solicitação

Os aposentados, pensionistas e aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm direito de antecipar um salário em forma de empréstimo. Funciona como se o banco liberasse 1 salário a mais para esse grupo, tudo sob condições especiais que porrogam a forma de pagamento. 

dinheiro
Novo EMPRÉSTIMO para idosos garante pagamento após 3 meses de solicitação
(Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Este é um tipo de empréstimo concedido aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que moram em cidade onde foi decretada situação de calamidade pública. Funciona como uma forma de oferecer ajuda financeira para esse grupo, considerando que apenas seu salário comum pode ser insuficiente. 

O crédito é independente do adiantamento do salário, outro tipo de medida que também é adotada em situações de calamidade. “O INSS já faz isso quase de forma automática. Ou seja, foi decretado estado de calamidade? A gente adianta o benefício”, explica o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto. 

No caso do empréstimo, além de receber o salário do mês e poder adiantar o salário do mês seguinte, o idoso tem direito de pedir um pagamento extra. Funciona como um tipo de crédito tradicional, ele terá que pagar pelo benefício a mais, só que com condições mais vantajosas do que as disponíveis no mercado.

Esta é uma opção para os moradores do estado do Rio Grande do Sul, onde acontece a maior catastrófe natural da história da região. Por lá, além da confirmação de que o INSS antecipará o pagamento de junho, também será possível pedir pelo crédito. 

Condições para pedir salário extra no INSS

O presidente do INSS frisa que ninguém é obrigado a pedir o salário extra. Na verdade, nem mesmo a antecipação do benefício de junho para maio é obrigatória. Esta é uma opção que o governo federal junto com o Instituto estão disponibilizando como uma forma de ajudar aqueles que precisam. 

Quem quiser o adiantamento pode solicitar diretamente no banco que paga a sua aposentadoria, pensão ou o BPC e pagar o valor da seguinte forma:

  • Início do pagamento em 90 dias (3 meses);
  • Parcelamento do valor do salário em até 36 meses, com desconto direto na folha de pagamento;
  • Sem juros. 

“Pode ter alguém que não queira, mas se aceitar cai automaticamente um salário extra (na conta) e esse salário é descontado em 36 parcelas sem juros”, frisou Alessandro Stefanutto. 

Empréstimo consignado do INSS

Outra opção oferecida para os aposentados e pensionistas é o empréstimo consignado, dentro das regras do INSS. Recentemente, como eu explico nesta matéria, foi aprovado o corte no teto de juros do consignado.

Nesta opção, basta procurar o banco que desejar, não sendo obrigatório que a instituição seja a mesma em que o seu benefício é pago. As condições são:

  • Parcelas de no máximo 35% do valor do seu salário para pagamento de empréstimo;
  • Taxa de juros de no máximo 1,68% ao mês;
  • Prazo de pagamento de até 96 meses. 

Adiantamento da parcela de salário do INSS

O governo federal, por meio do Ministério da Previdência Social, aprovou a antecipação do salário do INSS para os moradores do estado do Rio Grande do Sul.

A medida é válida para todas as cidades que foram devastadas pelas fortes chuvas, já são mais 90 mortes confirmadas e 900 mil pessoas atingidas. Além das cidades, o próprio governo do estado decretou calamidade pública que já foi reconhecida pelo governo federal. 

O adiantamento do salário também deve ser solicitado pelo idoso, já que esta é uma ação voluntária. O pedido acontece no banco em que seu pagamento é feito, e se confirmado o valor será pago dentro do calendário de maio. 

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24/05
2 27/05
3 28/05
4 29/05
5 31/05
6 03/06
7 04/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03/06
2 e 7 04/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com