APROVADO novo CORTE no teto do INSS afetando milhares de idosos

Na última quarta-feira (24), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução para o teto de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desde o início de 2023 já foram sete quedas consecutivas da cobrança máxima. 

inss
APROVADO novo CORTE no teto do INSS afetando milhares de idosos (Foto: FDR)

Com o novo corte do teto de juros para consignado do INSS, os aposentados e pensionistas poderão contratar um empréstimo com cobrança menor. Além do empréstimo, o cartão de crédito em que a fatura é consignada também recebeu corte nas taxas de juros. 

Nova taxa de juros do consignado do INSS

As taxas de juros do consignado do INSS vão depender dos bancos. O que o Conselho Nacional da Previdência Social fez foi cortar o teto desta cobrança, quer dizer, o máximo que pode ser cobrado por instituição financeira. 

Nesta modalidade a parcela do crédito é descontada do valor de salário do aposentado ou pensionista. Hoje, até 45% do benefício do cidadão pode ser comprometido com consignado, sendo 35% com empréstimo e no máximo 5% com cartão de crédito. 

  • Teto de juros do empréstimo: caiu de 1,72% para 1,68% ao mês;
  • Teto de juros do cartão de crédito: caiu de 2,55% para 2,49% ao mês. 

Para a representante dos aposentados, Tônia Galleti, “a redução das taxas é medida fundamental para manter o nível de endividamento dos aposentados e pensionistas num patamar saudável”. 

Quando a nova taxa de juros começa a valer?

Os aposentados e pensionistas podem consultar quais as taxas de juros aplicadas em cada banco usando o Meu INSS. Eu ensino como fazer nesta matéria

O novo corte vale para os aposentados do INSS que fizerem a contratação de crédito a partir de:

  • Cinco dias úteis após a aprovação do CNPS, que ocorreu em 24 de abril; 
  • Ou seja, as novas taxas passam a valer em 02 de maio de 2024. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com