Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam ficar atentos, porque seu salário está ameaçado. Como se não bastasse a gravidade de sofrer uma fraude, esses segurados estão ainda mais em risco, porque bandidos vão até a casa dessas pessoas aplicar o golpe pessoalmente.
Foi descoberto que criminosos estão se fazendo passar por funcionários do INSS, comparecendo pessoalmente até a casa de aposentados e pensionistas e aplicando golpes graves. Além do perigo de colocar um criminoso dentro da sua residência, muitos aposentados estão pondo o seu salário em risco.
Como funciona o novo golpe no INSS?
O INSS emitiu um alerta após imagens da ação criminosa serem encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada. De acordo com os relatos, os bandidos estão agindo da seguinte forma:
- Vestidos com uniformes e crachás falsos do INSS, os criminosos vão até a casa dos aposentados e pensionistas;
- Na residência, eles dizem que foram encaminhados pelo próprio Instituto para realizar pessoalmente a prova de vida;
- A ameaça é que se o cidadão não fizer a prova de vida ele perde o acesso ao seu salário. Com medo do corte no pagamento, os aposentados deixam os bandidos entrar em sua casa;
- Os criminosos fotografam o rosto do aposentado, seu documento e ainda colhem a sua assinatura. A partir daí, vários golpes são aplicados.
Com as informações pessoais, foto do segurado e sua assinatura, os bandidos conseguem: pedir empréstimo em nome do cidadão, alterar a sua senha no Meu INSS, acessar seus dados bancários, receber o salário em seu nome.
Como não cair em golpes?
Para evitar que seu salário do INSS seja comprometido, o aposentado e pensionista precisa estar atento a algumas informações. Isso porque, a todo tempo eles ficam sujeitos a golpes. Eu dou detalhes sobre o caso mais recente de fraudes nesta matéria.
A recomendação é que os segurado se protejam da seguinte forma:
- Não passe sua senha pessoal de banco, aplicativos ou qualquer outro login para ninguém;
- Não atenda na sua casa pessoas que dizem estar vinculadas ao INSS, sem que antes tenha recebido um aviso;
- Não deixe fotografarem seu documento, ou colherem sua assinatura;
- Qualquer dúvida procure o atendimento do INSS;
- A prova de vida não é feita mais de forma presencial, e até o fim de 2024 nenhum salário será cortado por falta de comprovação de vida.