O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está agindo para auxiliar os beneficiários do Bolsa Família que foram afetados pelos recentes temporais no Rio Grande do Sul. A antecipação e simplificação dos pagamentos são medidas importantes nesse momento de calamidade.
A iniciativa visa proporcionar suporte imediato às famílias atingidas, permitindo que elas recebam o benefício antes do previsto no calendário oficial. Com isso, no dia 17 de maio, data inicial de pagamento, todos os beneficiários poderão sacar seus recursos, independente do final do NIS, sem a necessidade do cartão ou documentos, desde que apresentem uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura.
Além da antecipação, o MDS também prorrogou o prazo para a atualização cadastral, o que é essencial para garantir que todas as famílias possam receber o benefício de forma regular. Essa extensão do prazo visa facilitar o processo, permitindo que mais famílias tenham tempo para regularizar suas informações.
Quem pode se inscrever no Bolsa Família?
- A inscrição não é direta, mas feita através do Cadastro Único.
- Geralmente, é preferível que seja uma pessoa com mais de 16 anos, de preferência, uma mulher, que informe a necessidade de ajuda do grupo familiar.
- Os critérios de elegibilidade incluem estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda familiar de até R$ 218 por pessoa.
Passo a passo para inscrição
Para receber o Bolsa Família é preciso passar por uma entrevista no CRAS, onde será gerado um Número de Identificação Social (NIS) para cada membro da família. De modo geral, esses são os principais passos que você precisa seguir:
- Procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima.
- Apresentar documentos de identificação de todos os membros da família, além do comprovante de residência.
- Responder a um questionário socioeconômico.
- Após a conclusão do processo de inscrição, a participação no Bolsa Família será confirmada, possibilitando o acesso ao benefício.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio
Como dito acima, os moradores do Rio Grande do Sul receberão os depósitos no dia 17 de maio. Os demais beneficiários seguirão as datas abaixo:
- Final do NIS: 1 – 17 de maio
- Final do NIS: 2 – 20 de maio
- Final do NIS: 3 – 21 de maio
- Final do NIS: 4 – 22 de maio
- Final do NIS: 5 – 23 de maio
- Final do NIS: 6 – 24 de maio
- Final do NIS: 7 – 27 de maio
- Final do NIS: 8 – 28 de maio
- Final do NIS: 9 – 29 de maio
- Final do NIS: 0 – 31 de maio
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a consulta aos valores do Bolsa Família de maio já foi liberada, saiba mais.