Beneficiários do Bolsa Família são autorizados a solicitar aposentadoria; veja idades liberadas

O Bolsa Família, programa social do Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda, está dando a possibilidade dos beneficiários do programa conquistarem a tão sonhada aposentadoria com a aposentadoria por idade.

Beneficiários do Bolsa Família são autorizados a solicitar
aposentadoria; veja idades liberadas. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O benefício é direcionado às famílias em condições de vulnerabilidade socioeconômica, para garantir uma fonte de renda para aqueles que se dedicam ao trabalho doméstico em suas residências e não possuem outra fonte de renda.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.

Quem pode ter aposentadoria?

Se você é um beneficiário do Bolsa Família e quer garantir a sua aposentadoria, é importante seguir os seguintes critérios:

Além de seguir esses pré-requisitos, é necessário realizar a contribuição com o INSS, que é feita através de uma guia de recolhimento mensal ou carnê com o código de pagamento 1929, equivalente a contribuição de pessoas de baixa renda.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação do atendimento na modalidade ‘Aposentadoria Urbana‘. Depois desse contato, é importante escolher a data e horário para se dirigir à agência do INSS com toda a documentação e acompanhar a análise do seu pedido.

Essa análise pode ser acompanhada pelo aplicativo ou através do telefone 135, que agora possui autoatendimento para facilitar a comunicação com os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile