A partir de maio os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão contratar novos empréstimos com taxas mais vantajosas. É que a modalidade de consignado recebeu um novo corte no teto máximo de juros, tornando o crédito mais barato.
Esta é a sétima vez que o teto de juros do consignado do INSS é cortado, desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o comando do país. A decisão é tomada pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) formado por membros do governo, dos bancos e representantes dos idosos.
Novo teto de juros para consignado do INSS
Com a mais recente decisão do CNPS, tomada em 24 de abril, as taxas máximas de juros para consignado do INSS foram cortadas. As medidas valem tanto para empréstimo como para o cartão de crédito, nestas opções o valor das parcelas são descontadas no salário do aposentado ou pensionista.
O governo autoriza que até 45% do rendimento do cidadão seja comprometido para pagar crédito consignado, sendo 35% com empréstimo, 5% do cartão de crédito e 5% com cartão de benefícios.
As próximas contratações trarão os seguintes valores de cobrança:
- Teto de juros do empréstimo: caiu de 1,72% para 1,68% ao mês;
- Teto de juros do cartão de crédito: caiu de 2,55% para 2,49% ao mês.
Onde contratar consignado do INSS com a melhor taxa de juros?
A partir da decisão do CNPS os bancos têm cinco dias úteis para adotar o novo teto de juros, isso significa que a medida deve começar a valer em 2 de maio. Para saber em qual banco o consignado do INSS tem a melhor condição, aprenda a consultar:
- Acesse o App Meu INSS;
- Procure por “Taxas de juros de empréstimo”;
- Pesquise pelo nome da instituição, ou filtre pela menor taxa de juros.
Será que o consignado do INSS vale a pena? Eu explico sobre isso nesta matéria.