IDOSOS do INSS comemoram BAIXA na taxa de juros de seus consignados

A partir de maio os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão contratar novos empréstimos com taxas mais vantajosas. É que a modalidade de consignado recebeu um novo corte no teto máximo de juros, tornando o crédito mais barato. 

inss
IDOSOS do INSS comemoram BAIXA na taxa de juros de seus consignados (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Esta é a sétima vez que o teto de juros do consignado do INSS é cortado, desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o comando do país. A decisão é tomada pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) formado por membros do governo, dos bancos e representantes dos idosos. 

Novo teto de juros para consignado do INSS

Com a mais recente decisão do CNPS, tomada em 24 de abril, as taxas máximas de juros para consignado do INSS foram cortadas. As medidas valem tanto para empréstimo como para o cartão de crédito, nestas opções o valor das parcelas são descontadas no salário do aposentado ou pensionista.

O governo autoriza que até 45% do rendimento do cidadão seja comprometido para pagar crédito consignado, sendo 35% com empréstimo, 5% do cartão de crédito e 5% com cartão de benefícios. 

As próximas contratações trarão os seguintes valores de cobrança:

Onde contratar consignado do INSS com a melhor taxa de juros?

A partir da decisão do CNPS os bancos têm cinco dias úteis para adotar o novo teto de juros, isso significa que a medida deve começar a valer em 2 de maio. Para saber em qual banco o consignado do INSS tem a melhor condição, aprenda a consultar: 

Será que o consignado do INSS vale a pena? Eu explico sobre isso nesta matéria.  

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile