CNH Social garante habilitação GRATUITA para brasileiros com – 60 anos

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento oficial utilizado no Brasil para que cidadãos com mais de 18 anos possam dirigir automóveis. E, agora, os brasileiros com menos de 60 anos também poderão realizar a emissão do documento de maneira gratuita com a CNH Social.

CNH Social garante habilitação GRATUITA para brasileiros
com – 60 anos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Para realizar a inclusão social, o Governo Federal idealizou o programa CNH Social, assim, brasileiros de baixa renda podem emitir a carteira de motorista de maneira gratuita.

Para ter acesso ao programa, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), informações que são utilizadas para programas sociais do governo como o Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, BPC e outros. 

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre CNH, confira.

CNH Social

Todos os anos o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado do país abre inscrições para as pessoas que desejam obter a habilitação de forma gratuita. 

Com o programa é possível fazer a retirada da primeira habilitação nas categorias A e B, fazer a mudança da B para D e incluir novas categorias na que você já tiver, ampliando as possibilidades de trabalho, já que quem tiver a CNH pode trabalhar como motorista, motoboy, caminhoneiro e outras profissões.

E para não perder a oportunidade, é importante ficar atento ao site do departamento do seu estado para saber quando as inscrições estarão abertas e quantas vagas estarão disponíveis. 

Como conseguir CNH Social?

Além de estar cadastro no CadÚnico, para garantir a CNH Social é preciso:

Documentos para tirar CNH Social

A documentação depende de cada estado, mas, geralmente, os documentos necessários para a solicitação da CNH Social são:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile