Sonho de milhares de brasileiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória para todos os motoristas do país. Pensando em facilitar o acesso dos brasileiros, o governo criou o programa CNH Social. No estado do Espírito Santo, na região sudeste, a lista de contemplados será divulgada em 6 de maio, segunda-feira.
Imagem: FDR
A CNH Social é um programa que tem o objetivo de encorajar cidadãos de baixa renda a tirarem a carteira de motorista. Através da iniciativa, é possível tirar de graça a primeira habilitação e ainda é possível escolher entre as categorias A (moto) ou B (carro). A medida não é para todos e nem para todos os estados do país.
Até o momento, apenas o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo, tem previsão para liberar a lista de contemplados, já que as inscrições foram finalizadas dia 20 deste mês. A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explicou com detalhes o programa CNH Social. Leia aqui.
CNH gratuita foi liberada?
Sim, a CNH Social foi liberada. Porém, não são todos os brasileiros que podem solicitar o benefício e nem todos os estados do país que recebem o programa. No momento, apenas o estado do Espírito Santo divulgou a lista de contemplados. Os critérios que tornam uma pessoa elegível à CNH gratuita vai depender do estado ao qual ela vai buscar uma vaga.
Alguns estados planejam requisitos diferentes dependendo do seu público alvo. Para conseguir a gratuidade na emissão do documento, é necessário:
-
Ter mais de 18 anos;
-
Saber ler e escrever;
-
Ter renda familiar de até meio salário mínimo ou ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos;
-
Estar inscrito no CadÚnico;
-
Não ter renda formal;
-
Ter comprovante de residência no estado ou no município que está ofertando o programa.
Onde se inscrever para conseguir a CNH gratuita?
Os interessados na CNH gratuita devem procurar pelo Detran. Confira o passo a passo:
-
Acesse o site do Detran do seu estado;
-
Procure por “Habilitação” e escolha “CNH Social”;
-
Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
-
Anexe os documentos solicitados;
-
Envie sua inscrição.