CNH Digital: entenda como solicitar a isenção do pagamento e emitir o documento online

A CNH Digital, introduzida em 2017, é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação que pode ser usada no smartphone. Para acessar o documento, basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, eliminando a necessidade de carregar a versão física da carteira.

CNH Digital: entenda como solicitar a isenção do pagamento e emitir o documento online. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Com a CNH Digital, os motoristas têm mais comodidade, pois não precisam se preocupar com a perda ou esquecimento do documento físico. O aplicativo permite visualizar informações sobre a carteira e até mesmo compartilhar uma versão autenticada quando necessário, garantindo praticidade e segurança.

O aplicativo da CNH Digital permite compartilhar os dados do veículo com outros motoristas, uma função útil para quem divide o uso de um automóvel. Essa opção facilita o gerenciamento de documentos quando o carro é utilizado por mais de uma pessoa. Outra função é a visualização de infrações registradas na carteira, além de possibilitar a transferência de multas para quem realmente cometeu a infração.

Com a CNH Digital, o motorista pode substituir a versão física da carteira, já que ela possui a mesma validade legal do documento impresso e pode ser apresentada diretamente pelo celular. O mesmo se aplica ao CRLV digital, eliminando a necessidade de portar uma versão impressa do licenciamento. O uso dessas funcionalidades pelo aplicativo oferece mais comodidade e flexibilidade aos motoristas.

A CNH Digital simboliza um grande passo na modernização do setor público, proporcionando mais praticidade aos motoristas. Com um sistema simplificado para obter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, os condutores ganham ferramentas úteis para gerenciar documentos e infrações de trânsito de forma ágil e eficiente.

Ao adotar a CNH Digital, os motoristas têm acesso a uma solução tecnológica que contribui para desburocratizar processos e melhorar a experiência do usuário. Esse movimento de digitalização reflete uma tendência crescente de modernização dos serviços públicos no Brasil, tornando-os mais acessíveis e conectados.

Conheça as principais informações sobre a habilitação digital a seguir. Enquanto isso, neste link você descobre comigo qual é o outro documento essencial para o cidadão brasileiro que também tem passado por mudanças significativas. Acompanhe!

Como emitir a CNH Digital?

Confira o passo a passo para obter a habilitação no celular:

  1. Após instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, informe seus dados para o Login Único do Gov BR. O mesmo cadastro é utilizado para outros serviços do governo federal, e caso ainda não possua uma conta ou queira recuperar seu usuário e senha, clique aqui;

  2. Após entrar com o login, faça a leitura do QR Code presente no verso da sua CNH impressa, apontando a câmera do seu celular para o código;

  3. A plataforma solicitará que você tire uma foto dentro do aplicativo, durante o cadastro, para que o sistema compare a imagem com a foto já presente no banco de dados do Detran;

  4. Confirme o CEP cadastrado no Detran do estado em que sua habilitação foi emitida;

  5. A CNH Digital ficará disponível para visualização no aplicativo.

Se houver dificuldade para obter a CNH Digital, é recomendável procurar a unidade do Detran onde a Carteira Nacional de Habilitação foi emitida. Essa medida é importante para corrigir possíveis problemas cadastrais, como atualizações de telefone, endereço de e-mail ou CEP, garantindo que o documento digital seja gerado sem contratempos.

Para acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV). 

O Renavam pode ser encontrado no canto superior esquerdo do documento do veículo, enquanto o código de segurança do CRV está na parte inferior direita, abaixo do campo de assinatura do proprietário.

Isenção da CNH Digital

A CNH Digital não tem custo extra para motoristas que já possuem a versão com QR Code. Se a sua CNH atual contém esse código, você pode acessá-la no aplicativo sem taxas adicionais.

Porém, se a sua carteira de habilitação não tem QR Code e você precisa solicitar uma segunda via para obter a CNH Digital, a taxa para a reemissão do documento é de R$ 42,41.

Vantagens e desvantagens da CNH Digital

A CNH Digital pode substituir a versão física, mas cada carteira só pode ser vinculada a um smartphone por vez. Se você trocar de aparelho, a CNH no celular antigo será desativada automaticamente. Lembre-se também de que a validade da CNH Digital é a mesma da versão impressa, e sua obtenção é uma escolha, não uma obrigação.

Como parte do processo de modernização, o Detran-SP vai abolir a taxa de R$ 11 para o envio da CNH física, a partir de 30 dias. A medida faz parte de uma série de ações para digitalizar serviços e simplificar procedimentos, beneficiando os motoristas ao reduzir custos e burocracias.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile