INCENTIVO EXTRA liberado para ALUNOS que vão fazer o ENEM 2024; veja prazo para solicitação

As provas do ENEM 2024 devem ser aplicadas em todo o Brasil no mês de novembro. E alguns estudantes vão ganhar um incentivo extra para participarem do exame. Período para solicitar a isenção acaba em poucos dias. Veja como aproveitar todas as vantagens possíveis do Exame Nacional do Ensino Médio.

INCENTIVO EXTRA liberado para ALUNOS que vão fazer o ENEM 2024; veja prazo para solicitação (Imagem: FDR)

O INEP iniciou os preparativos para o ENEM 2024, que é a principal forma de entrar no ensino superior atualmente. A data oficial de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio ainda não foi divulgada. Mas, o prazo para a solicitação já foi aberto e será encerrado nos próximos dias.

Nesse ano além da isenção os estudantes também contam com um importante incentivo extra que deve aumentar a participação na prova.

Isenção no Enem 2024

Nessa edição o INEP vai conceder a isenção, ou seja, a gratuidade da taxa de inscrição aos seguintes grupos:

  • Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;  
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; 
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).  
  • Estudantes que recebem o Pé-de-meia

Confira o passo a passo para pedir a isenção, clicando aqui

Incentivo à participação no Enem 2024

  • Nesse ano o Ministério da Educação está trazendo algumas novidades sobre o ENEM, uma delas relacionada ao documento de identificação, saiba mais.
  • Além disso, como citado acima os participantes do Pé-de-meia terão isenção no exame, veja detalhes.
  • Mas, não é só isso, o MEC também vai pagar o incentivo-Enem, voltado a quem está inscrito no Pé-de-meia e participar dessa edição com o pagamento de R$ 200.
  • O pagamento não depende do desempenho do estudante e, segundo a Caixa Econômica, o valor será depositado entre 23/12/24 e 03/01/25.

A colunista especialista Lila Cunha explica como descobrir se você tem direito ao Pé-de-meia, confira.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.