Mec anuncia importante mudança no ENEM 2024 pegando estudantes de surpresa; entenda

Novidades anunciadas pelo Ministério da Educação pegou de surpresa os estudantes que farão o Enem 2024. No próximo dia 15 de abril os estudantes já poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. Veja o que muda no Exame Nacional do Ensino Médio desse ano.

Mec anuncia importante mudança no ENEM 2024 pegando estudantes de surpresa; entenda (Imagem: FDR)

A preparação para o Enem 2024 começou há alguns dias com a divulgação do prazo de solicitação de isenção da taxa.. Agora o Ministério da Educação anunciou mudanças nos procedimentos de aplicação do exame. Uma delas envolve o nome social.

Identificação no ENEM 2024

  • Nessa edição os candidatos estrangeiros poderão usar os documentos nacionais de seus países, o passaporte 
  • Ou outros documentos definidos nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
  • Além disso, os documentos digitais também passam a ser aceitos no exame.
  • Nesse caso será necessário apresentar o documento na plataforma oficial dele, com uso da conta gov.br.
  • Por outro lado, no ENEM 2024 não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) como comprovante de identidade. A medida deve reforçar a segurança do exame, apontou o MEC.
  • Caso o estudante tenha perdido o RG deverá escolher outro documento aceito pelo INEP.

Nome social no ENEM 2024

  • Nesse ano os estudantes travestis, transexuais ou transgêneros poderão usar o nome social.
  • Para isso é necessário se cadastrar na Receita Federal e não será mais necessário enviar a documentação comprobatória como aconteceu nos últimos anos.
  • O MEC orienta que os candidatos acessem o sistema da Receita e confiram se os seus dados estão atualizados lá, caso não estejam, a atualização deve ser feita antes da inscrição.

Todas essas regras também serão válidas para o ENCCEJA 2024.

De acordo com a nossa especialista Lila Cunha, os estudantes brasileiros podem receber um importante benefício, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.