Atenção! Trabalhadores DESTAS áreas terão mudanças na sua aposentadoria

Depois de mudanças na reforma da Previdência aprovada em 2019, a concessão da aposentadoria especial pode ser alterada mais uma vez. Um projeto de lei que propõe a diminuição da idade mínima para trabalhadores expostos a agentes nocivos a sua saúde, foi finalmente aprovada na Câmara dos Deputados.

trabalho
Atenção! Trabalhadores DESTAS áreas terão mudanças na sua aposentadoria (Foto: FDR)

Foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência da Câmara dos Deputados, um projeto de lei que visa regulamentar a aposentadoria especial. Com isso, os trabalhadores que atuam em áreas de risco para sua saúde, poderão ser beneficiados com mudança na hora de se aposentar. 

O que pode mudar na aposentadoria especial?

Durante a reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, foi estabelecida idade mínima para conseguir qualquer tipo de aposentadoria, o que incluí a aposentadoria especial.

A decisão desagradou boa parte dos sindicatos e representantes dos trabalhadores. Eles entendem que além e ter que ficar um tempo mínimo exposto a um tipo de agente nocivo a sua saúde, o cidadão ainda precisa esperar envelhecer para se beneficiar da aposentadoria especial.

No dia 10 de abril, a Comissão aprovou o projeto de lei complementar da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) que traz como principal mudança:

Eu listei quais os requisitos de acesso a aposentadoria especial, junto com a idade mínima exigida hoje, basta acessar esta matéria para mais detalhes. 

Quais trabalhadores serão atingidos com as mudanças na aposentadoria especial?

Para conseguir a aposentadoria especial é preciso provar que realizou atividade prejudicial à saúde por meio do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) ou do LTCAT, documentos que comprovam a exposição a agentes nocivos.

Caso as alterações propostas pelo projeto de lei de fato avancem, serão atingidos aqueles que trabalham em áreas como:

Atividade de risco baixo 

Atividade de risco médio

Atividade de risco alto

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile