Notícia sobre o saque TOTAL do FGTS é desmentida pelo Governo

Diante da circulação de notícias falsas que induzem o leitor a clicar em um link malicioso, a Caixa Econômica se pronunciou. De acordo com o banco, não há projeto para liberação total do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As informações estão sendo distorcidas, e iludindo os trabalhadores. 

fgts
Notícia sobre o saque TOTAL do FGTS é desmentida pelo Governo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Uma página de notícia que traz como título “REVIRAVOLTA no FGTS 2024: Lula autorizou SAQUE TOTAL do FGTS? Saiba agora“, inseriu um link falso no corpo do texto. Com isso, ao clicar na opção que diz “Verifique se possui valores“, o leitor é direcionado a um site que imita a página do governo. 

Ao entrar nesta nova página e inserir seus dados pessoais, o trabalhador recebe a informação de que o saque total somente ficará disponível se ele pagar uma taxa. Ou seja, se trata de um golpe contra os cidadãos. 

O governo vai liberar o saque total do FGTS?

Não exatamente. O saque total do FGTS fica autorizado em situações específicas, são pelo menos 14 modalidades de retirada do fundo, e alguma delas permitem que o trabalhador resgate tudo o que foi depositado.

Eu listei todas as opções de saque autorizadas pela Caixa conforme o art. 20 da Lei n° 8.036/90, nesta matéria. Mas, não existe uma modalidade que foi criada de forma inédita para que os trabalhadores consigam fazer o saque total de sua conta. 

Como não cair em golpes sobre o FGTS?

Para não cair em golpes, esteja atento as seguintes informações sobre o seu FGTS:

  • O trabalhador nunca precisará pagar nenhuma taxa para receber benefícios do governo;
  • Nunca clique em links que estão anexados em páginas que não possuem ligação direta com o governo;
  • O acesso ao FGTS deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo, ou nos canais da Caixa Econômica;
  • Procure informações apenas em fontes confiáveis, como o FDR, e não caia em títulos maliciosos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com