Adolescentes são BENEFICIADOS por nova medida do INSS

Uma nova alteração feita pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai beneficiar adolescentes que precisam receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agora, o INSS aceitará apenas um documento para a realização do exame pericial do BPC em menores de 16 anos: a certidão de nascimento.

Adolescentes são BENEFICIADOS por nova medida do INSS
Imagem: FDR

Anteriormente, era necessário um documento com foto para que os adolescentes com deficiência passassem pela perícia e fossem aprovados para receber a assistência financeira do Governo Federal. Agora, os menores precisam apenas da certidão de nascimento. Atualmente, 147 mil menores de 16 anos estão na fila para conseguir o benefício.

O BPC é um auxílio mensal, criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), voltado à população de baixa renda. A legislação garante a assistência financeira de um salário mínimo (R$ 1.045) por mês a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.

Como solicitar o benefício do INSS para adolescentes? 

O pedido do BPC pode ser feito pelo site e aplicativo ‘Meu INSS’. É necessário ter o cadastro no Portal Gov.Br para conseguir o acesso em ambas plataformas e está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Veja o passo a passo: 

Se necessário, você também pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para solicitar ajuda e informações sobre o benefício.

Quem pode receber o benefício do INSS?

Atualmente, a liberação do Benefício de Prestação Continuada é feita para dois grupos de pessoas. São eles:

A especialista Lila Cunha comentou sobre as regras do novo BPC em 2024. Confira aqui

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile