Titular do Cadastro Único pode garantir celular gratuito; saiba como

Pensando em garantir ainda mais benefícios para a população, o Governo Federal lançou uma nova iniciativa para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Trata-se do programa Internet Brasil, pensado e lançado para a promoção da inclusão social e o reconhecimento da importância da tecnologia na vida de milhões de brasileiros.

Titular do Cadastro Único pode garantir celular gratuito; saiba como
Imagem: FDR

O novo projeto foi criado a partir de observação feita durante a pandemia e continua até hoje: a necessidade do acesso à internet e aos dispositivos que possibilitam esse acesso. Para diminuir essa dificuldade, os inscritos no CadÚnico são um dos principais grupos alvos do Internet Brasil.

A nossa especialista, Laura Alvarenga, explicou como funcionará a distribuição dos celulares para os titulares do CadÚnico e como se inscrever para receber o aparelho gratuitamente. Confira.

Saiba como se inscrever Cadastro Único para receber o celular gratuito

O programa será realizado através da distribuição gratuita de chips e celulares para estudantes e professores. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento pessoal com a tecnologia. Alguns alunos já são beneficiados pelo programa: estudantes de escolas públicas de cidades nordestinas que integram o Programa Nordeste Conectado e alunos de cidades do estado de Minas Gerais.

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso:

  • Apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 660,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3.960,00;
  • Procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo;
  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro;
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário apresentar pelo menos um documento: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF, Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Uma pré-inscrição também pode ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único, sem precisar sair de casa. O usuário só precisará ir até o CRAS somente para avaliação complementar.

Benefícios garantidos pelo CadÚnico

O titular do CadÚnico terá direito de se inscrever em diversos programas e benefícios sociais e assistenciais. Entre eles, estão: Auxílio Brasil; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Carta Social; Carteira do Idoso; entre outros. Veja a lista completa aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!