Quem pode ser dependente no Imposto de Renda? Veja a lista atualizada

O período de declaração do Imposto de Renda 2024 já está em andamento. Uma das questões mais importantes a serem consideradas é quem pode ser incluído como dependente na declaração, o que pode impactar diretamente o valor final a ser pago ou restituído.

De modo geral, apenas determinados membros da família podem ser considerados como dependentes na declaração do Imposto de Renda. Entre eles estão filhos(as), enteados(as), pais, avós e cônjuges. Ter um desses familiares listados como dependente pode resultar em deduções significativas no valor total a ser declarado.

A Receita Federal está concedendo um amplo período de tempo para a entrega das declarações do Imposto de Renda. É importante destacar que a atividade é isenta para pessoas que recebem menos de dois salários mínimos.

O prazo para a entrega da documentação começou em 15 de março de 2024 e se estende até 31 de maio do mesmo ano, oferecendo mais de dois meses para os contribuintes organizarem suas informações e providenciarem a declaração.

Como declarar dependentes no Imposto de Renda

É fundamental ressaltar a importância de buscar orientação especializada, como a de um contador, para evitar possíveis problemas relacionados à declaração do Imposto de Renda. Profissionais contábeis podem oferecer suporte na organização dos dados.

Por exemplo, se um dos dependentes é um filho que está matriculado em uma instituição de ensino particular, os gastos com mensalidades escolares podem ser declarados no IRPF 2024. Esses gastos podem ser incluídos como despesas dedutíveis, desde que estejam de acordo com as normas estabelecidas pela Receita Federal.

Dessa forma, ao informar os valores pagos com a mensalidade escolar do dependente na declaração do IRPF, o contribuinte pode reduzir o valor do imposto a ser pago ou aumentar o valor da restituição a receber.

Portanto, para garantir uma declaração precisa e sem complicações, é recomendado que os contribuintes estejam atentos aos requisitos para inclusão de dependentes e busquem o suporte necessário para cumprir com suas obrigações fiscais dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.