Bolsa Família antecipa calendário e milhões de inscritos recebem nesta semana

O calendário de pagamentos regular do Bolsa Família tem início no dia 17 de abril. No entanto, um pequeno grupo será contemplado com o adiantamento do valor em sua conta. Isso significa que não precisarão aguardar até o dia 30 para receber, mas poderão sacar já nesta semana. 

bolsa família
Bolsa Família antecipa calendário e milhões de inscritos recebem nesta semana (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda não confirmou onde a antecipação do Bolsa Família vai acontecer. Mas, como todo mês esse adiantamento tem acontecido as expectativas de que o procedimento continue são muito grandes. Esta é uma prática para conseguir ampliar a assistência social que o programa já presta. 

Quem vai receber o Bolsa Família antecipado?

O Bolsa Família vai ser antecipado apenas para grupos que atenderem a uma regra específica. Isso incluí:

  • Ser morador de município onde foi decretada situação de calamidade pública por desastre natural. 

Isso significa que se a família mora em uma cidade onde houve alagamento, enchente, deslizamento, e até mesmo seca, desde que a prefeitura municipal tenha decretado situação de calamidade pública é possível que esse grupo saque o Bolsa Família antes da data prevista. 

A confirmação de que esse adiantamento de fato vai acontecer e quais as cidades contempladas, será feita apenas com o início do calendário. O MDS divulga uma nota quantificando o total de famílias beneficiadas, e onde a antecipação foi feita. 

Como funciona a antecipação do Bolsa Família?

Na antecipação do Bolsa Família, ao invés de receber o benefício em sua conta com base no último dígito do seu NIS (Número de Identificação Social), o inscrito tem acesso a quantia no primeiro dia de pagamentos.

Isso significa que mesmo que pelo calendário comum a data de depósito na sua conta fosse apenas o dia 30 de abril, pela antecipação o grupo vai conseguir fazer o dia no primeiro dia do calendário.  

  • Sem a antecipação: leva em conta o final do NIS, com os depósitos do dia 17 a 30 de abril;
  • Com a antecipação: independente do final do NIS todos recebem dia 17 de abril. 

Descuba como conseguir a sua vaga no programa lendo esta matéria escrita por mim.

Calendário para abril 

Número final do NIS Data de pagamento
1 17 de abril
2 18 de abril
3 19 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 24 de abril
7 25 de abril
8 26 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]