Inscrição para o Bolsa Família de maio já pode ser feita; não perca tempo

Desde 2003 as pessoas que vivem em situação de pobreza, ou de extrema pobreza, podem contar com a ajuda do governo federal. Para isso, se inscrevem no Cadastro Único e aguardam a sua aprovação no programa Bolsa Família. As inscrições para receber o benefício a partir de maio já estão abertas. 

bolsa família
Inscrição para o Bolsa Família de maio já pode ser feita; não perca tempo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As pessoas que precisam de ajuda para complementar a sua renda e garantir uma sobrevivência mais digna podem fazer a sua inscrição no Bolsa Família. Pelo menos 20,8 milhões de famílias recebem o benefício atualmente, e chegam a receber por mês mais de R$ 600. O dinheiro é usado como bem entenderem. 

Quem pode fazer a inscrição no Bolsa Família?

Não existe uma forma de inscrição direta para o Bolsa Família. Uma pessoa, com mais de 16 anos e preferencialmente uma mulher, pessoa informar para o poder público que aquele grupo familiar está necessitando de ajuda. 

A partir das informações que são repassas pelo Cadastro Único, e havendo disponibilidade de orçamento do governo federal, novos grupos são selecionados a receber. Os critérios para contemplação incluem:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de no máximo R$ 218 por pessoa da família.

A renda por pessoa é calculada por meio da soma de todos os rendimentos, e depois a divisão da quantia pelo número de pessoas que moram na mesma casa. 

Inscrição no Bolsa Família 

Para se inscrever no Bolsa Família é preciso passar pela entrevista do CadÚnico onde será gerado um NIS (Número de Identificação Social) para cada pessoa da família. 

  • Procure a unidade do CRAS mais próxima de você;
  • Solicite a inscrição no Cadastro Único;
  • Leve documento de identificação de todas as pessoas que vivem na mesma casa, além do comprovante de endereço;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • A inscrição será confirmada. 

Pagamento do Bolsa Família em maio

Em maio o pagamento do Bolsa Família começa no dia 17. Quem está na fila para receber, mas ainda não foi aprovado, conhece algumas dicas de como ter prioridade através desta matéria que foi escrita por mim. 

Número final do NIS Data de pagamento
1 17 de maio
2 20 de maio
3 21 de maio
4 22 de maio
5 23 de maio
6 24 de maio
7 27 de maio
8 28 de maio
9 29 de maio
0 31 de maio

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com