NOVO RG pode ser emitido on-line? Veja as possibilidades

Em meio a avanços tecnológicos, surge uma nova era para a identificação dos brasileiros: o novo RG. Com o intuito de fortalecer a segurança dos dados e reduzir fraudes, o Governo está implementando o novo RG com uma série de inovações.

NOVO RG pode ser emitido on-line? Veja as
possibilidades. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)aption

Uma das principais mudanças é a unificação do número de identificação, agora vinculado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), simplificando o processo de identificação.

Além disso, o novo RG adota tecnologias de ponta para garantir sua autenticidade. Entre elas, destaca-se o QR Code, que permite uma verificação rápida e precisa dos dados do dono do documento. A tecnologia blockchain também desempenha um papel crucial, garantindo a segurança dos registros.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo RG, confira.

Até quando posso usar a carteira de identidade antiga?

O prazo para realizar a troca da carteira de identidade acaba em 2032. Além disso, a primeira via do novo documento poderá ser emitida de forma gratuita, já que o documento tem prazo de validade.

O novo RG pode ser emitido on-line?

Assim como outros documentos, o RG também tem uma versão digital que pode ser consultada pelo site do gov.br e está disponível para todos os brasileiros, porém, não é possível emitir ele on-line

Você deve se encaminhar ao órgão emissor de documentos do seu estado para realizar a emissão do novo RG portando a sua certidão de nascimento ou casamento para dar entrada no documento.

Informações presentes na nova identidade

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile