Lula aprova CRÉDITO para inscrito do Bolsa Família que criar MEI

Com o intuito de criar novos empreendedores no Brasil, o presidente Lula lançou diversas medidas para oferecer crédito aos beneficiários do Bolsa Família. Uma delas é a liberação do crédito para os inscritos no programa que tenham um pequeno negócio e querem se formalizar como MEIs (Microempreendedores Individuais).

Lula aprova CRÉDITO para inscrito do Bolsa Família que criar MEI. (Imagem: FDR)

Assim, um novo tipo de empréstimo facilitado está em fase de ajustes, entre a Casa Civil e o Ministério da Fazenda, para ser lançado oficialmente nas próximas semanas.

A iniciativa vai estimular a formalização dos pequenos negócios e fazer com que os beneficiários do Bolsa Família tenham oportunidade de crescimento econômico para que, assim, possam atingir a independência financeira.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, fala um pouco mais sobre o Bolsa Família, confira.

Como vai funcionar o programa de crédito?

Uma das principais propostas do programa é que os beneficiários do Bolsa Família conseguirão se tornar MEIs sem perder o benefício inicial. Ao longo da estruturação do novo negócio serão realizadas transições de forma gradual, garantindo uma mudança suave para que os empreendedores possam se sustentar sozinhos em um futuro próximo.

Além disso, o governo estima que diversos inscritos no programa social já possuam negócios informais.

Parceria com o Sebrae

A linha de crédito do governo será feita com a criação de um fundo garantidor, em parceria com o Sebrae e o BNDES, e vai oferecer até R$ 30 bilhões em empréstimos.

O Sebrae será um ponto de apoio aos empreendedores e terá a missão de orientá-los durante a formalização do negócio.

O que é MEI?

O MEI é um tipo de formalização de negócios para pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 81 mil por ano. Entre as vantagens de ser um MEI estão o CNPJ, a emissão de notas fiscais, acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile