Imposto de Renda libera benefício financeiro para mais de 200 mil contribuintes idosos

Este ano, pelo menos, 200 mil contribuintes idosos com mais de 60 anos serão beneficiados com a restituição do Imposto de Renda. Uma excelente notícia é que este público tem a oportunidade de receber seus pagamentos nos primeiros lotes, desde que tenham enviado suas declarações no início do prazo, que começou em 15 de março.

Imposto de Renda libera benefício financeiro para mais de 200 mil contribuintes idosos. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A Receita Federal libera anualmente cinco lotes de restituição do Imposto de Renda, priorizando os contribuintes que entregam suas declarações mais cedo. Essa preferência é devido à capacidade do órgão de processar essas declarações com maior rapidez, agilizando assim os pagamentos.

Embora as projeções da Receita Federal apontem para 41 milhões de declarações este ano, esse número pode variar. No primeiro dia de entrega, em 15 de março, o Governo Federal já havia registrado um envio significativo de 1,1 milhão de documentos.

Os contribuintes podem aumentar a restituição do Imposto de Renda ao informar despesas dedutíveis do ano anterior, desde que tenham comprovantes. O cálculo realizado considera os impostos pagos e os descontos aplicados com base nessas deduções.

Esses descontos representam uma devolução parcial do valor pago em tributos, sendo uma forma de reembolso. Apresentar mais deduções legítimas resultará em uma restituição maior para os contribuintes.

Abaixo você tem a chance de verificar qual é a ordem prioritária utilizada nos pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Clicando neste link, eu te explico tudo o que você precisa saber sobre a declaração deste imposto. Acompanhe!

Grupos prioritários da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal estabelece critérios específicos para garantir uma ordem de prioridade no recebimento dos reembolsos, beneficiando principalmente os idosos e outras categorias especiais de contribuintes. Confira a ordem de preferência estabelecida:

  • Idosos com 80 anos ou mais: reconhecendo a importância de cuidar daqueles que dedicaram décadas ao trabalho e à sociedade, a Receita Federal concede prioridade principal aos contribuintes com 80 anos ou mais;

  • Idosos com 60 anos ou mais: aqueles com 60 anos ou mais também têm prioridade;

  • Contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave: levando em consideração as necessidades específicas desses contribuintes, o Órgão os inclui entre os prioritários para receber a restituição;

  • Professores: Os profissionais do magistério, cuja dedicação é fundamental para o desenvolvimento educacional e social, recebem também prioridade na restituição;

  • Utilizadores da declaração pré-preenchida e/ou que optaram pelo Pix: por ser um processo menos burocrático e mais facilitado para a análise estes também serão priorizados.

  • Demais contribuintes: por fim, os demais contribuintes aguardam na fila para receber a restituição, respeitando a ordem estabelecida pelos critérios anteriores.

Consulta ao status de pagamento da restituição do Imposto de Renda 

  1. Antes de tudo, acesse o site oficial da Receita Federal;

  2. Em seguida, localize e clique na opção ‘Meu Imposto de Renda’;

  3. Selecione então ‘Consultar restituição’ e, em seguida, clique em ‘Iniciar’;

  4. Logo após, preencha os campos com o número do seu CPF, sua data de nascimento e o ano em que você enviou a declaração;

  5. Por fim, aguarde a exibição do resultado para descobrir se você foi beneficiado com a restituição.

Calendário da restituição do Imposto de Renda em 2024

  • 1º lote – 24 de maio;

  • 2º lote – 21 de junho;

  • 3º lote – 24 de julho;

  • 4º lote – 23 de agosto;

  • 5º lote – 23 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.