FGTS: saiba como aumentar seus ganhos com a revisão do fundo de garantia

Depois do governo federal propor um novo cálculo de revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), passaram a surgir algumas dúvidas. Afinal de contas, caso de fato haja alguma mudança no índice usado para reajuste desses valores, os trabalhadores serão beneficiados?. 

fgts
FGTS: saiba como aumentar seus ganhos com a revisão do fundo de garantia (Foto: FDR)

O STF (Supremo Tribunal Federal) tem de julgar se a atual forma de revisão do FGTS é constitucional. Isso porque, hoje o reajuste anual do valor disponível na conta é de 3% mais a TR (Taxa Referencial). Acontece que a TR ficou zerada por muito tempo, e por isso, há defensores da tese de que os trabalhadores foram prejudicados.

Mudanças na rentabilidade do FGTS 

O STF já havia discutido sobre mudar a rentabilidade das contas do FGTS para um índice equivalente ao da poupança. Hoje, a poupança é o investimento com a menor rentabilidade do mercado, mas ainda assim fica acima do atual reajuste aplicado no fundo de garantia. 

A proposta da AGU (Advocacia Geral da União), que representa o governo federal, é de que ao invés dos índices atualmente usados se aplique:

A partir disso, as contas teriam um acréscimo pelo menos igual ao crescimento da inflação.

Trabalhadores terão ganho maior com novo rendimento do FGTS?

Sim! Considerando que o IPCA fica acima de 3%, as chances dos trabalhadores receberem um valor maior de reajuste na sua conta do FGTS, se compara com os cálculos atuais, são muito grandes. 

De acordo com um cálculo feito por Carlos Castro, planejador financeiro certificado pela Planejar, e publicado pelo UOL, as mudanças ficariam assim:

Para entender melhor como funciona a correção do FGTS, leia esta matéria escrita por mim. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile