Governo Lula faz proposta de correção do FGTS: entenda o que está em jogo

Foi proposto pela Advocacia-Geral da União (AGU) um novo índice para correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A proposta foi enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal) que precisa votar se os índices usados atualmente são ou não constitucionais.

correção do fgts
Governo Lula faz proposta de correção do FGTS: entenda o que está em jogo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O partido Solidariedade enviou ao STF uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para discutir se os atuais índices de correção do FGTS são legais. O partido defende que os trabalhadores estão perdendo e recebendo menos nas correções anuais porque esses índices não são atualizados. 

O que muda com a correção do FGTS?

A proposta da AGU, que representa o governo Lula (PT), foi encaminhada no dia 4 de abril e inclusa na pauta do STF, mas não houve votasse. A medida, segundo a própria AGU, representa o consenso entre o governo e entidades sindicais a respeito da correção dos saldos do FGTS. 

Como funciona a correção do FGTS hoje 

  • 3% ao ano + Taxa Referencial (TR) que ficou zerada por muito tempo. 

Qual a correção do FGTS que a AGU propõe 

  • Correção com base na inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo), mas com efeitos a partir da decisão do STF sem possibilidade de retroativos. 

“Nos anos em que a remuneração das contas vinculadas ao FGTS não alcançar o IPCA, caberá ao conselho curador do Fundo de Garantia determinar a forma de compensação”, diz a proposta. 

O que muda para o trabalhador com a correção do FGTS?

Todo trabalhador tem direito a correção do FGTS. Na troca de um ano para o outro há aplicação de uma correção que aumenta o valor que está disponível no fundo de garantia. 

Caso o STF aprove a medida que foi proposta pelo AGU, a partir da sua decisão as contas não teriam mais correção de 3% ao ano + TR, e sim receberiam como correção o valor do IPCA daquele período. Na prática, o trabalhador vai ganhar um valor maior na sua conta.

O governo Lula tem feito algumas propostas de mudanças para o FGTS, entre elas o fim do saque-aniversário. Eu explico melhor sobre o assunto nesta matéria.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com