Vai pedir EMPRÉSTIMO? Veja qual o melhor banco com estas DICAS

Diversos bancos oferecem empréstimo com condições diferenciadas que enchem os olhos dos brasileiros. Mas, antes de pegar o dinheiro emprestado é necessário observar alguns pontos. Veja quais os melhores bancos para pedir empréstimos.

.Vai pedir EMPRÉSTIMO? Veja qual o melhor banco com estas DICAS (Imagem: FDR)

Seja para uma situação inesperada, a realização de um sono ou até um tratamento médio, o empréstimo é uma das principais formas de ter acesso a um valor de forma rápida. Esse recurso é oferecido por praticamente todos os bancos que atuam no país, por isso é importante comprar as condições e observar alguns pontos.

Qual a diferença entre empréstimo pessoa e consignado?

Antes de procurar o banco é importante definir do que você está em busca, para isso é necessário conhecer as duas formas de empréstimo que as instituições financeiras ofertam:

Além disso, podemos ainda falar no financiamento, nesse caso o valor é destinado a compra de um item em específico, como um imóvel ou carro. E o pagamento da parcela também é responsabilidade de quem contrata o serviço.

Alguns bancos também oferecem a modalidade de empréstimo com garantia, nesse sistema o cliente oferece algum bem como garantia de que vai pagar o valor. Esse é um dos sistemas mais tradicionais dos EUA, a chamada hipoteca.

De acordo com nossa especialista Laura Alvarenga os trabalhadores poderão contar com uma nova modalidade de empréstimo com recursos do FGTS, saiba mais.

Melhores bancos para pedir empréstimo

A Novücard, empresa de cartões de crédito, realizou um levantamento, que resultou no Índice de Transparência, que aponta para os seguintes dados onde a melhor nota possível seria 4:

.Vai pedir EMPRÉSTIMO? Veja qual o melhor banco com estas DICAS (Imagem: FDR)

O que preciso saber antes de pegar um empréstimo?

Leia as letras miúdas

É comum que o consumidor se surpreenda com alguma cobrança ou questões relacionadas ao seu contrato após a formalização dele. Isso geralmente acontece quando a pessoa não lê o contrato por inteiro, incluindo as letrinhas pequenas.

Condições de pagamento

Qual o prazo para iniciar o pagamento, a chamada carência? É importante observar qual é a proposta feita.

Taxa de juros

Esse é um dos principais pontos a serem observados, afinal, o Brasil tem limites definidos para os juros que podem ser cobrados. Inclusive, é interessante comparar as taxas cobradas por mais de um banco.

Recentemente a taxa de juros do consignado do INSS foi reduzida para a alegria dos brasileiros. É possível fazer essa comparação pelo próprio sistema do INSS, saiba como

Qual o sistema de amortização

A amortização é procedimento que adianta as parcelas, com isso o cliente consegue descontos e juros menores. Além de contribuir para um prazo menor de pagamento do empréstimo.

São dois tipos de amortização:

Pesquisa do banco

É sempre bom lembrar de não contratar empréstimos, financiamento ou outros serviços bancários em instituições que você não conhece. Dito isso, um outro cuidado deve ser tomado, a pesquisa da reputação do banco, mesmo que ele já seja conhecido, como os citados como confiáveis.

É interessante que o consumidor observe o que está sendo dito sobre o banco pelos clientes. Vale usar sites, como o Reclame Aqui ou até conversar com pessoas conhecidas que já usaram o serviço.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile